Mercado




Conheça a Vitrine, a primogênita do Acesso Negado, o touro de rodeio mais caro do Brasil


Além de valiosa comercialmente, a mais recente integrante da Companhia Tércio Miranda vai começar em breve a ceder os embriões para o programa de melhoramento genético
 
São José do Rio Preto, 8 de março - A Companhia Tércio Miranda apresentou, recentemente, a mais nova integrante de seu programa de melhoramento genético que promete levar os rodeios do Brasil a outro patamar: a primogênita do Acesso Negado, o touro mais famoso e valioso das arenas do País.
 
Batizada de Vitrine pelos proprietários Tércio e Rosana Miranda, a novilha, resultado de um cruzamento industrial, ainda não completou dois anos, mas já pesa aproximadamente 300 quilos.
 
“Ela foi testada no robô, mesmo sendo fêmea, para ver se existe aptidão a pulo, se vai passar as características genéticas para os filhos. Não usamos as fêmeas nos rodeios, mas as colocamos no robô para testá-las, porque a filha que tem a aptidão a pulo, provavelmente, vai passar a genética para o filho. A gente testou e comprovou que a Vitrine pula”, explica Rosana Miranda.
 
Atualmente, Vitrine é criada na fazenda da Companhia Tércio Miranda, situada em uma cidade do interior de São Paulo, mesma propriedade onde fica seu pai, Acesso Negado.
 
“Já fizemos o DNA, registro e comprovamos a genética da Vitrine. Ela vai ser usada para difundir as características do Aceso Negado em cruzamentos estratégicos. Vamos pegar a genética do Acesso Negado e passar para outros touros”, explica Tércio Miranda.
 
Além de ser importante para o programa de melhoramento genético lançado pela Companhia Tércio Miranda, Vitrine representa uma mudança recente no mercado.
 
“Antigamente, não era comum criar fêmeas, somente touros de pulo. De um tempo para cá, o mercado mudou, dando importância para as fêmeas também. A Vitrine é muito valiosa comercialmente e vai começar a ceder os embriões em breve", conta Rosana Miranda.
 
Acesso Negado
Embora tenha sido oficialmente lançado em fevereiro deste ano pela Companhia Tércio Miranda, o projeto de melhoramento genético é um sonho antigo que virou realidade após a compra do Acesso Negado.
 
No ano passado, a aquisição feita por Tércio e Rosana chamou atenção não apenas pelo valor significativo do animal, superior a R$ 1 milhão, mas pela singularidade de suas características genéticas: menor, porém, com pulos mais velozes e difíceis.
 
"Na realidade, muitas pessoas não entendem o porquê investimos tão alto em um touro de rodeio, mas, desde o começo, procurávamos o animal correto. Quando vimos as características e a qualidade do pulo do Acesso Negado, não tivemos dúvidas. É isso que buscamos: um animal menor, mas que imponha dificuldade e velocidade", diz Rosana.
 
As características do Acesso Negado são parecidas com as dos touros que se destacam nas competições da Professional Bull Riders (PBR), empresa localizada nos Estados Unidos, país referência quando o assunto é melhoramento genético.
 
“Queremos criar touros de rodeio com credibilidade e transparência. Os Estados Unidos são a maior prova da mudança nas genéticas dos touros. E é exatamente isso que queremos fazer no Brasil”, diz Tércio Miranda.

Foto: Divulgação




Últimas Notícias sobre Mercado

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo