Mercado




Protagonismo feminino: conheça as mulheres por trás da plataforma de mercados do iFood


São José do Rio Preto, 11 de junho de 2021 - A história do SiteMercado, plataforma de mercados do iFood, é recente e duas mulheres tiveram um papel fundamental para que o sonho se tornasse realidade. 

As empresárias e fundadoras Elaine Fagionato e Nidia Fernandes, que juntas a Davi Costa e Gabriel Moreno, respectivamente CEO e co-CEO da plataforma, e também Carla Costa, do Financeiro, e a empresária Paula Moreira Pierami, fazem parte do nascimento do maior e-commerce para mercados do Brasil.

O primeiro grande desafio das duas fundadoras do SiteMercado, além da criação da empresa em meados de 2015, foi a captação dos primeiros lojistas, em São José do Rio Preto e região. Desde os primeiros contatos, a grande expectativa das empresárias era a expansão, crescimento e consolidação do SiteMercado, que veio alguns anos depois com a parceria e, na sequência, a aquisição pelo iFood.

O casamento com o iFood também vem de anos. Antes do SiteMercado, todos comandavam o app de delivery de alimentos Papa Rango, em São José do Rio Preto. O app foi incorporado pelo iFood e o time decidiu, então, partir para outra empreitada. Outros segmentos foram cogitados, sempre dentro de e-commerce, mas o setor alimentício prevaleceu, nascendo o SiteMercado.

Na época, Elaine e Nídia eram as responsáveis por visitar lojistas e captar os novos clientes para a plataforma. Hoje a atuação das duas já mudou – Elaine integra o time de Expansão com foco em performance de lojas e Nidia o time de Produtos, levando sua visão de negócios para a equipe. “Com a união entre SiteMercado e iFood nós ficamos com o papel de distribuir conhecimento”, afirmam.

“Nossa primeira reunião com cliente foi em um supermercado de São José do Rio Preto. Fomos eu e a Nídia apresentar o SiteMercado, o cliente gostou e logo já estava vendendo e vendendo bem nos primeiros dias. Um segundo cliente foi em Votuporanga, mas a Nidia não estava – fomos Davi, Gabriel e eu. A experiência que tínhamos até então era com restaurantes, mas partimos para lojas com cinco mil itens, com uma movimentação grande e foi um aprendizado. Dia a dia as coisas foram melhorando”, lembram.

SiteMercado
“Tivemos um trabalho intenso com time de Cadastro e tudo começou do zero, produto por produto, foto por foto. O primeiro desafio foi colocar pra vender e conforme as coisas aconteciam, entendíamos o que precisava ajustar”, conta Nidia. “Cada pedido que caía era uma alegria”, completa Elaine.

“Desde aquele tempo a gente tinha um termo que era ‘avalanche’, pensando no dia que chegaria a tão sonhada ‘avalanche’”, acrescenta Nidia. A chegada da ‘avalanche’ foi aos poucos, com pequenos passos dados com muita cautela. A cada dia era uma conquista: o Papa Rango incorporado ao iFood; as primeiras lojas no SiteMercado; esses supermercados funcionando com retirada; participação em uma grande feira de lojistas dentre outras coisas. 

“Para quem não acredita que as coisas vão dar certo, eu digo que é preciso tentar muitas vezes. O que fez com que a gente crescesse gradativamente foi a indicação dos nossos clientes. Eles sempre têm relacionamento, dentro de uma associação, trocam experiências, e nos indicavam”, conta Elaine.

Sobre a evolução da marca SiteMercado, as duas contam que, no começo, o e-commerce era lembrado por outros segmentos, mas não em compras de mercado. O objetivo era mudar um hábito de consumo. Hoje não é um diferencial, mas sim essencial ter e-commerce. “O SiteMercado já tem um peso diferente pela nossa batalha ao longo dos anos e o iFood nos ofereceu mais uma oportunidade, tendo mais esse ‘carimbo’ nas mãos, que faz diferença na hora de uma negociação”, comemora Nidia.

“Se a loja não tiver um canal de e-commerce ela não tem a certeza de continuar a vender. Estamos em pandemia e não sabemos como isso vai se desenrolar e além disso temos pessoas que não têm como fazer suas compras. Hoje temos a credibilidade do varejista e todos crescemos juntos. Esse legado é muito importante e o SiteMercado construiu uma história muito ética”, opina Elaine.

Uma coisa que não tem como negar é o protagonismo da Elaine e da Nidia no crescimento do SiteMercado. “Essa veia, pegada de pôr a mão na massa, que está na nossa origem, fez toda a diferença no SiteMercado. O carinho é muito voltado para poder fazer parte disso, é uma gratidão gigantesca ver tudo isso acontecendo e ter o meu papel diante disso”, lembra Nidia.

Para Elaine, “ter os times contribuindo entre eles, de forma solidária, é gratificante”. “Eu só tenho que ser grata de participar disso, desse contexto de trabalho. Até pouco tempo não tínhamos uma estrutura hierárquica e hoje precisamos disso. A comunicação, entrosamento, postura da equipe estão sendo fundamentais para tudo isso. Essa história toda valeu uma vida e sou muito orgulhosa em participar”, finaliza.

 
“Nossa primeira reunião com cliente foi em um supermercado de São José do Rio Preto. Fomos eu e a Nídia apresentar o SiteMercado, o cliente gostou e logo já estava vendendo e vendendo bem nos primeiros dias. Um segundo cliente foi em Votuporanga, mas a Nidia não estava – fomos Davi, Gabriel e eu. A experiência que tínhamos até então era com restaurantes, mas partimos para lojas com cinco mil itens, com uma movimentação grande e foi um aprendizado. Dia a dia as coisas foram melhorando”, lembra Elaine.

Foto: Ifood/Divulgação




Últimas Notícias sobre Mercado

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo