São José do Rio Preto, 11 de junho de 2021 - A história do SiteMercado, plataforma de mercados do iFood, é recente e duas mulheres tiveram um papel fundamental para que o sonho se tornasse realidade.
As empresárias e fundadoras Elaine Fagionato e Nidia Fernandes, que juntas a Davi Costa e Gabriel Moreno, respectivamente CEO e co-CEO da plataforma, e também Carla Costa, do Financeiro, e a empresária Paula Moreira Pierami, fazem parte do nascimento do maior e-commerce para mercados do Brasil.
O primeiro grande desafio das duas fundadoras do SiteMercado, além da criação da empresa em meados de 2015, foi a captação dos primeiros lojistas, em São José do Rio Preto e região. Desde os primeiros contatos, a grande expectativa das empresárias era a expansão, crescimento e consolidação do SiteMercado, que veio alguns anos depois com a parceria e, na sequência, a aquisição pelo iFood.
O casamento com o iFood também vem de anos. Antes do SiteMercado, todos comandavam o app de delivery de alimentos Papa Rango, em São José do Rio Preto. O app foi incorporado pelo iFood e o time decidiu, então, partir para outra empreitada. Outros segmentos foram cogitados, sempre dentro de e-commerce, mas o setor alimentício prevaleceu, nascendo o SiteMercado.
Na época, Elaine e Nídia eram as responsáveis por visitar lojistas e captar os novos clientes para a plataforma. Hoje a atuação das duas já mudou – Elaine integra o time de Expansão com foco em performance de lojas e Nidia o time de Produtos, levando sua visão de negócios para a equipe. “Com a união entre SiteMercado e iFood nós ficamos com o papel de distribuir conhecimento”, afirmam.
“Nossa primeira reunião com cliente foi em um supermercado de São José do Rio Preto. Fomos eu e a Nídia apresentar o SiteMercado, o cliente gostou e logo já estava vendendo e vendendo bem nos primeiros dias. Um segundo cliente foi em Votuporanga, mas a Nidia não estava – fomos Davi, Gabriel e eu. A experiência que tínhamos até então era com restaurantes, mas partimos para lojas com cinco mil itens, com uma movimentação grande e foi um aprendizado. Dia a dia as coisas foram melhorando”, lembram.
SiteMercado
“Tivemos um trabalho intenso com time de Cadastro e tudo começou do zero, produto por produto, foto por foto. O primeiro desafio foi colocar pra vender e conforme as coisas aconteciam, entendíamos o que precisava ajustar”, conta Nidia. “Cada pedido que caía era uma alegria”, completa Elaine.
“Desde aquele tempo a gente tinha um termo que era ‘avalanche’, pensando no dia que chegaria a tão sonhada ‘avalanche’”, acrescenta Nidia. A chegada da ‘avalanche’ foi aos poucos, com pequenos passos dados com muita cautela. A cada dia era uma conquista: o Papa Rango incorporado ao iFood; as primeiras lojas no SiteMercado; esses supermercados funcionando com retirada; participação em uma grande feira de lojistas dentre outras coisas.
“Para quem não acredita que as coisas vão dar certo, eu digo que é preciso tentar muitas vezes. O que fez com que a gente crescesse gradativamente foi a indicação dos nossos clientes. Eles sempre têm relacionamento, dentro de uma associação, trocam experiências, e nos indicavam”, conta Elaine.
Sobre a evolução da marca SiteMercado, as duas contam que, no começo, o e-commerce era lembrado por outros segmentos, mas não em compras de mercado. O objetivo era mudar um hábito de consumo. Hoje não é um diferencial, mas sim essencial ter e-commerce. “O SiteMercado já tem um peso diferente pela nossa batalha ao longo dos anos e o iFood nos ofereceu mais uma oportunidade, tendo mais esse ‘carimbo’ nas mãos, que faz diferença na hora de uma negociação”, comemora Nidia.
“Se a loja não tiver um canal de e-commerce ela não tem a certeza de continuar a vender. Estamos em pandemia e não sabemos como isso vai se desenrolar e além disso temos pessoas que não têm como fazer suas compras. Hoje temos a credibilidade do varejista e todos crescemos juntos. Esse legado é muito importante e o SiteMercado construiu uma história muito ética”, opina Elaine.
Uma coisa que não tem como negar é o protagonismo da Elaine e da Nidia no crescimento do SiteMercado. “Essa veia, pegada de pôr a mão na massa, que está na nossa origem, fez toda a diferença no SiteMercado. O carinho é muito voltado para poder fazer parte disso, é uma gratidão gigantesca ver tudo isso acontecendo e ter o meu papel diante disso”, lembra Nidia.
Para Elaine, “ter os times contribuindo entre eles, de forma solidária, é gratificante”. “Eu só tenho que ser grata de participar disso, desse contexto de trabalho. Até pouco tempo não tínhamos uma estrutura hierárquica e hoje precisamos disso. A comunicação, entrosamento, postura da equipe estão sendo fundamentais para tudo isso. Essa história toda valeu uma vida e sou muito orgulhosa em participar”, finaliza.
“Nossa primeira reunião com cliente foi em um supermercado de São José do Rio Preto. Fomos eu e a Nídia apresentar o SiteMercado, o cliente gostou e logo já estava vendendo e vendendo bem nos primeiros dias. Um segundo cliente foi em Votuporanga, mas a Nidia não estava – fomos Davi, Gabriel e eu. A experiência que tínhamos até então era com restaurantes, mas partimos para lojas com cinco mil itens, com uma movimentação grande e foi um aprendizado. Dia a dia as coisas foram melhorando”, lembra Elaine.
Foto: Ifood/Divulgação
Grupo Muffato anuncia quarta loja em Rio Preto
Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
21/05/2020
ATACAREJO
Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
03/10/2022
Objeto de desejo
O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
14/12/2019
Hospital de Base inicia teste pago para o novo coronavírus
Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
04/05/2020
Lojas de conveniência, instaladas no mesmo ambiente de postos, não poderão funcionar durante lockdown
Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
17/03/2021