Cultura




Jornada Literária Apocalíptica anuncia lista de selecionados


São José do Rio Preto, 15 de março de 2021 - O FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica já tem os selecionados. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, dia 15/03, pela Cia. Apocalíptica. O evento, que será realizado no formato online de 17 a 21 de abril, recebeu mais de 170 inscrições de grupos, coletivos, artistas e contadores de histórias de todo o país.

A curadoria foi realizada por Kiara Terra, diretora artística, e Lawrence Garcia, Diretor da Cia. Apocalíptica e do FrESTA, que escolheram 46 projetos das cidades de Ituiutaba (Minas Gerais), Salvador (Bahia), Belo Horizonte (Minas Gerais), Extremoz (Rio Grande do Norte), Montenegro (Rio Grande do Sul), Paulista e Belo Jardim (Pernambuco), São Paulo (capital), Bertioga, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, totalizando aproximadamente 60 horas de programação cultural.

“Ao recebermos 170 inscrições de todas as regiões do Brasil fica clara a capilaridade e relevância da Cia. Apocalíptica no atual cenário artístico brasileiro, o que de certa forma aumenta nossa responsabilidade na produção de nossos festivais. Para esta curadoria fizemos um esforço de abarcar as questões da cultura negra, indígena e o protagonismo feminino que compõem mais de 70% dos projetos selecionados. Visamos também fomentar a cena literária na cidade, que está ‘órfã’ de um grande festival literário aos moldes da Bienal do Livro de Rio Preto”, diz Lawrence Garcia, diretor da Cia. Apocalíptica.

O Festival é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O público terá acesso por meio do site da Cia. Apocalíptica (www.ciaapocaliptica.com/fresta) e as mídias digitais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica).

“O FrESTA é um festival multi linguagem, que contempla literatura, dança, música, audiovisual, entre muitas outras possibilidades. Dividir a curadoria com Lawrence foi olhar junto para produção cultural da cidade e de outras partes do Brasil, e desenhar um bonito convite para que todos possam pensar na palavra e literatura como manifestações artísticas que integram saberes e nos ajudam a repensar nossas certezas”, complementa Kiara.

Todas as informações sobre o FrESTA estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/fresta.

Foto: FrESTA/Divulgação




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo