Saúde




Famerp promove conscientização sobre a violência contra o idoso


O mês de junho é conhecido por ser o mês de conscientização sobre a violência contra os idosos. A campanha foi nomeada pela Organização das Nações Unidas de “Junho Violeta”. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, situações de violência contra a pessoa idosa, são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.

“É muito importante termos um mês de conscientização sobre o tema. A gente precisa conversar mais sobre o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio desse idoso”, conta a Prof.ª Drª. Rita de Cássia Helú Coordenadora Geral da Liga de Geriatria e Gerontologia da Famerp.

A Famerp possui uma Liga Acadêmica especializada em Geriatria e Gerontologia, que discute diversos temas relacionados a saúde do idoso, inclusive os casos de violência.

“A Liga é uma extensão universitária, no caso da Liga de Geriatria nós discutimos o tema em forma de aulas e realizamos campanhas de prevenção e conscientização com participação dos alunos e da população”, diz a professora.   

A preocupação com o assunto se tornou ainda maior por conta da pandemia. No primeiro semestre de 2021, o número de denúncias registradas ultrapassou 30 mil. De janeiro a abril de 2022, já houve um registro de 27 mil denúncias de violência contra a pessoa idosa, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

“O principal fator que contribuiu para esse cenário foi a quarentena. Grande parte dos suspeitos de cometer a violência são os filhos ou netos das vítimas. Com a maior convivência entre os familiares em casa, episódios de tensões e violência se tornaram mais frequentes”, finaliza a Coordenadora.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, inclusive aos fins de semana.

Em Rio Preto, a Delegacia do Idoso fica na Rua Floriano Peixoto, nº 2880. O telefone é o (17) 3233-2910.

Foto: Divulgação/ Famerp




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Rio Preto terá Festa das Nações de 16 a 18 de junho
  5. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
Ir ao Topo