Cultura




Sarau reúne artistas locais para apresentações online


São José do Rio Preto, 24 de fevereiro de 2021 - Com onze edições entre 2016 e 2018, o Sarau Marginal volta em uma nova edição totalmente online nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, com participações especiais de artistas locais, que sempre fizeram parte do Sarau, que desta vez, por conta do incentivo da Lei Aldir Blanc Municipal, edital 6, oferece cachê aos participantes.

O evento, que nasceu do desejo de ocupar espaços públicos com força e arte jovem, Marina Urias, Pablo Martines e Diego Modesto, teve a primeira edição em 2016, nos palcos da Praça principal do bairro Maria Lúcia.

Sob a sombra das árvores, muitos jovens e adolescentes se encontravam para uma verdadeira troca de cultura, expressando suas vozes através de atividades como recitar poesias, batalhas de rap, dança, canto, performances, graffitti, e outras vertentes da cultura urbana e da arte.

“Desde 2016 damos voz e espaço ao público promovendo encontros e debatendo cultura através da força jovem. Estamos ansiosos e com muita expectativa sobre essa nova edição, somos sempre cobrados pelos amantes do Sarau e agora tornamos possível tornar real o que antes estava no papel”, diz Marina Urias, uma das realizadoras do Sarau.

Marina complementa dizendo que é um novo formato para todo o coletivo e que a ideia sempre foi ocupar a praça. “Estamos de certa forma limitados na questão do espaço, pois devido à pandemia trocamos o aberto pelo fechado, mas não tirou a vontade de propagar a cultura urbana, que agora conta com uma abrangência nacional”.

Neste novo formato, o Sarau acontece na ultima sexta-feira de fevereiro e de março (26) e dia 23 de abril, com transmissão ao vivo no Facebook, Instagram (@SarauMarginalPerifa),  e Youtube do Sarau Marginal (https://www.youtube.com/channel/UCRFmbFJZ1I8sqQGGt44crnw).

As inscrições para a edição de março acontecem a partir do dia 08 de março, feito diretamente nas mídias do Sarau Marginal, com participação de grupos e artistas rio-pretenses contemplando todas as vertentes artísticas.  Em abril o projeto contará com atividades formativas direcionadas ao público e de forma online e gratuita.

“O Sarau Marginal vem de muito planejamento e de muita vontade, cansamos de ir à represa participar das batalhas musicais e começamos a fazer as batalhas de rima no nosso bairro, envolvendo a nossa comunidade e abrindo para outras vertentes. A polícia já quis nos prender, quase nos barraram, mas resistimos”, explica Pablo Martines, parte da produção e organização do Sarau Marginal.

“Agora a periferia vai ter espaço na casa das pessoas, através da internet, quebrando as barreiras e sempre proporcionando a inclusão. Estamos reformulando o Sarau para que tenha muitas edições e não caia no esquecimento”, finaliza Martines.

Este ano, fazem parte da produção do evento Marina Urias, Pablo Martines, Mazin, Neguinho suspeito e Lukot.

Foto: Ricardo Boni




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo