Cultura




Elas têm a força


Em 2020, cinco das mais aguardadas produções de cinema são dirigidas por mulheres e têm personagens femininas como protagonistas

 

Por muitos anos, Hollywood resistiu a mulheres ocupando posições de destaque. Havia uma máxima entre os grandes estúdios e produtores de que mulheres como protagonistas não rendiam nas bilheterias. Na direção, elas também nunca tinham oportunidades além de produções de pequeno orçamento, independentes e em gêneros como comédia, drama ou romance.

Depois de muito reivindicar seu espaço, parece que o cenário está mudando – mesmo que lentamente. Em 2020, pela primeira vez, cinco dos dez filmes mais antecipados pelo público são todos dirigidos por mulheres e com personagens femininas em papéis de protagonismo, como mostra levantamento feito pelo Fandango, site norte-americano especializado em cinema e dados do mercado cinematográfico.

“Mulher-Maravilha 1984”, continuação do sucesso de 2017, encabeça a lista como o filme mais aguardado do ano. A produção é dirigida mais uma vez por Petty Jenkins e traz Gal Gadot reprisando o papel da heroína. Em segundo lugar, “Viúva Negra”, longa solo da personagem interpretada por Scarlett Johansson no Universo Marvel que tem Cate Shortland no comando.

O terceiro mais aguardado é “Os Eternos”, longa da próxima fase da Marvel que traz como protagonistas um grupo de alienígenas imortais. Chloe Zhao dirige e o elenco conta com nomes como Angelina Jolie, Salma Hayek e Gemma Chan.

O quarto da lista é mais uma adaptação da Disney de suas animações clássicas. “Mulan” ganha sua versão em “carne e osso” com Niki Caro como diretora e Yifei Liu no papel principal. Já “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa” aparece em sétimo lugar no ranking. Margot Robbie volta ao papel de Arlequina – agora como protagonista – dirigida por Cathy Yan e acompanhada de Mary Elizabeth Winstead e Jurnee Smollett-Bell.

Financeiramente falando, a expectativa é que apenas esses cinco filmes cheguem a uma bilheteria mundial de US$ 4 bilhões, se as estimativas se provarem corretas.

Mas não é só isso. A lista ainda conta com o novo 007, chamado “Sem Tempo Para Morrer”, que trará a primeira agente feminina com a alcunha 00, e “Um Lugar Silencioso – Parte II”, continuação do sucesso de 2018 estrelado por Emily Blunt.

Agora, falta o reconhecimento do talento feminino também atrás das câmeras. Só neste ano, por exemplo, o Globo de Ouro falhou em indicar uma mulher sequer na categoria de melhor direção. Já no Oscar, em seus mais de 90 anos, apenas cinco diretoras foram indicadas e uma saiu vencedora, Kathryn Bigelow, pelo filme Guerra ao Terror, na cerimônia de 2010.

 

Filmes mais aguardados de 2020

1. Mulher-Maravilha 1984 (4 de julho)

2. Viúva Negra (30 de abril)

3. Os Eternos (5 de novembro)

4. Mulan (26 de março)

5. 007 – Sem Tempo para Morrer (9 de abril)

6. Um Lugar Silencioso – Parte II (19 de março)

7. Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (6 de fevereiro)

8. Em um Bairro de Nova York (20 de agosto)

9. Soul (Em breve)

10. Velozes & Furiosos 9 (21 de maio)

Fonte - Fandango




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo