Turismo




O pomar está crescendo


Nem só de cafés coloniais vive o turismo rural da região. Urânia (SP), a 158 quilômetros de Rio Preto, tem se consolidado por diversas experiências em contato direto com a natureza. O roteiro inclui a colheita de frutas direto do pé, como morangos, uvas e pitayas, além de artesanato e de outros atrativos tipicamente “da roça”.

A Prefeitura, em parceria com alguns produtores locais, instituiu o Roteiro do Turismo Rural em Urânia, em 2017. Na época, os agricultores envolvidos receberam capacitação sobre turismo e iniciaram suas atividades ao público. Hoje, já são 10 propriedades, e há a expectativa de novas adesões.



Os principais pontos de parada para os turistas são: Morangos Urânia Turismo Rural, Recanto das Pitayas, Estância das Videiras, Orquidário Santa Rita de Cássia, Vale das Vitórias, Recanto das Uvas, Uvas Dorigan, Vinhas do Trevo e Arte Decor (aponte sua câmera do celular para o QR code e confira a lista completa das atrações).

Em geral, as propriedades recebem visitantes no período de alta temporada, isto é, de junho a novembro, devido à sazonalidade das plantações. Porém, esse perfil está mudando aos poucos.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Chapichi, responsável pela pasta do Turismo, e preside o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), as perspectivas para 2022 são bastante otimistas.

Uma das novidades será a inauguração de um Borboletário no recinto de exposições – o primeiro do estado de São Paulo. O local contará com cerca de 60 espécies e poderá servir para estudos e visitas técnicas. 

“Nossa temporada geralmente tem duração de 6 meses e atrai 60 mil pessoas, de vários estados e até de outros países. Para o próximo ano, queremos oferecer opções de turismo ao longo de todos os meses, com a chegada do Borboletário Municipal e de outras atrações, visto que novos empreendedores já entraram em contato conosco para participar do roteiro”, diz.

Chapichi ressalta que a infraestrutura geral será melhorada para receber mais visitantes. Existe um planejamento para que, em breve, sejam feitos o asfaltamento de algumas ruas que dão acesso às propriedades e a manutenção nas estradas rurais que ligam essas propriedades.

O objetivo é que, com a expansão do Roteiro do Turismo Rural em Urânia, a economia local seja ainda mais impulsionada. “Com a implantação de outros atrativos, os visitantes terão que ficar na cidade mais do que um dia. Assim, utilizarão nossos hotéis e pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.”



Morangos Urânia aumenta produção em 80 vezes

A propriedade Morangos Urânia Turismo Rural é uma das pioneiras do turismo rural na cidade. Hideraldo Perpétuo Preto e seu filho Bruno Aparecido Preto comandam o local, que hoje conta com 80 mil pés de morangos.

Segundo Bruno, a chácara São José cultivava originalmente hortaliças para venda em feiras e supermercados próximos. E, há mais de 30 anos, introduziu o cultivo do morango. “Nunca tivemos a ideia de plantar morangos para os turistas. Porém, já é o oitavo ano que abrimos o espaço para visitação e hoje vivemos exclusivamente disso”, destaca Bruno.

Segundo o agricultor, tudo começou em 2014, com um evento religioso em Urânia que atraiu pessoas da região. Essas pessoas formaram grupos para conhecer os sítios e se encantaram com a plantação da família Preto – que, na época, era formada por mil pés de morango apenas. 

“Elas queriam tirar fotos na roça, colhendo os morangos frescos, e postar nas redes sociais. Tínhamos apenas quatro ou cinco cestinhas e improvisamos”, lembra. 

Em 2015, eles perceberam que aquelas pessoas voltaram e outras vieram pela primeira vez. Começaram, então, a preparar produtos alimentícios derivados da fruta e a avaliar a possibilidade de expandir. De lá para cá, o fluxo de turistas não parou de crescer. E, com isso, a produção também aumentou exponencialmente ano a ano.

Apesar dos percalços devido à estiagem e à pandemia, 2021 foi o melhor ano para a Morangos Urânia. “Como trocamos nosso sistema de irrigação de aspersão por gotejamento, conseguimos driblar a falta de chuvas. Além disso, a vacinação deixou as pessoas mais tranquilas para sair de casa.”



Girassóis

Em 2019, Bruno começou a pesquisar também algumas variedades de girassóis para diversificar o negócio da família. Ele comprou cerca de 20 sementes de girassol noturno pela internet e, das flores delas, retirou outras 5 mil sementes.  

A roça de girassóis tem menor movimento, mas com a vantagem de atrair turistas durante todo o ano para ensaios fotográficos – especialmente de noivos e aniversariantes. “Estamos sempre inovando. Para 2022, pretendemos criar um restaurante rural, para a época do morango, e uma área de piquenique para as famílias, fora da alta temporada”, adianta Bruno, que acaba de adquirir a propriedade vizinha.


Roteiro do Turismo Rural de Urânia

MORANGOS URÂNIA
Os visitantes podem colher morangos diretamente do pé e pagar por quilo, além de adquirir produtos feitos da fruta.  É possível, ainda, conhecer a roça de girassóis anexa para fazer fotos.
Alta temporada: junho a setembro
Contato: (17) 99742-2659 / (17) 99702-1931

RECANTO DAS PITAYAS
Nesta propriedade, é possível colher pitayas diretamente do pé e pagar por quilo. Há tanto a fruta da polpa branca quanto a de polpa vermelha.
Alta temporada: dezembro a janeiro
Contato: (17) 99758-4259

PESK PAG ANZOL DE OURO
O pesque-pague tem um lago com peixes variados, além de disponibilizar equipamentos de pesca. Também oferece playground e restaurante, com uma tradicional peixada.
Alta temporada: fins de semana e feriados
Contato: (17) 99613-7419

ORQUIDÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA
O orquidário é composto por cinco viveiros de orquídeas e outras plantas, como rosa do deserto, primavera, suculenta e palmeira ornamental. Vende no atacado e no varejo.
Alta temporada: Ano inteiro
Contato: (17) 99632-0809

ESTÂNCIA DAS VIDEIRAS
Tem grande variedade de uvas finas de mesa, com ou sem semente. Os turistas podem colher uvas direto das videiras, além de adquirir mudas enxertadas e guloseimas.
Alta temporada: julho a setembro
Contato: (17) 99747-0479 / (17) 99774-7889

VALE DAS VITÓRIAS
Possui uvas com e sem semente, que podem ser colhidas nas videiras, além de espaço kids e opções gastronômicas, como sucos, vinhos, sorvetes, salgados e doces. 
Alta temporada: julho a novembro
Contato: (17) 99171-1512

RECANTO DAS UVAS
Além de colher uvas direto das videiras, os visitantes podem comprar sucos das uvas Isabel, Carmem e Magda, licor e polpa da fruta.
Alta temporada: julho a outubro
Contato: (17) 99745-0589 / (17) 99783-7735


UVAS DORIGAN

Mais uma opção de propriedade dedicada ao cultivo de uvas. As variedades predominantes são Itália, Benitaka, Brasil, Núbia e Vitória.
Alta temporada: julho a novembro
Contato: (17) 99758-3649 / (17) 9 9669-3789

VINHAS DO TREVO
Aqui, o foco especial são os sucos e os vinhos artesanais. Também há uvas com e sem sementes. 
Alta temporada: ano inteiro
Contato: (17) 99103-3882


ARTE DECOR – ATELIÊ DOS VASOS

O local é conhecido pela variedade de peças de decoração, feitas de fibra de vidro, cimento e cerâmica. Existem itens natalinos, esculturas, fontes, cascatas, entre outros.
Alta temporada: ano inteiro
Contato: (17) 99769-0992 / (17) 99746-9878

Serviço
Mais informações: https://www.urania.sp.gov.br/turismo-rural/

Fotos: Elton Rodrigues




Últimas Notícias sobre Turismo

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo