Turismo




Casas sobre Rodas


Quem nunca sonhou em viajar e poder levar a casa dentro da mala ou no carro? De certa forma, isso é possível. Modelo de turismo conhecido como caravanismo, que consiste em viajar a bordo de um veículo estruturalmente preparado, ganhou notoriedade em meio à pandemia e permite que os aventureiros descubram novas experiências em suas próprias acomodações.

São veículos normalmente equipados com quarto, banheiro, cozinha, sala, e que podem chegar a custar até R$ 1 milhão.

Com viajantes ainda pensando em evitar aeroportos e a instabilidade das companhias aéreas, o aumento na procura por veículos conhecidos como “motorhomes” foi de quase 80% nos últimos anos, no Estado de São Paulo. Atualmente, são 2.981 veículos deste porte registrados no Detran SP.

O Procurador-Geral do Município Luís Roberto Thiesi faz parte de uma confraria que há 10 anos mantém a tradição de se encontrar todos os meses para realizar viagens e passeios junto às suas famílias. Algumas dessas viagens são sobre duas rodas, de moto, para países da América do Sul. Numa das reuniões, levantou-se a ideia de cada família alugar um motorhome e embarcar nessa experiência. Deu tão certo que o grupo adotou como novo estilo de viajar.

Tendência para 2022, destinos ligados à natureza aquecem ainda mais o mercado de viagens a bordo de motorhomes “Sempre gostei da sensação de viajar e acampar durante o percurso. Meu pai foi caminhoneiro durante 50 anos e era comum, na minha infância, aproveitar minhas férias para viajar, estar na estrada com ele. Me emociono muito de poder reviver um pouco daquilo, agora, com a minha família. Cada parada nos postos, cada refeição (feita no improviso)... São viagens marcantes da minha vida” afirma Thiesi.

Outro integrante deste grupo de viajantes rio-pretenses de motorhome é o Promotor de Justiça Sergio Clemetino. Numa das últimas viagens, levou a família toda. “Foi uma das nossas primeiras viagens com todos juntos, e sem dúvida uma das mais inesquecíveis. Passamos por Camboriú, Florianópolis e outros pontos do litoral Sul. A viagem toda durou 8 dias, mas passou tudo muito rápido”, lembra o promotor.

Segundo ele, as estruturas nessas cidades proporcionaram uma viagem muito tranquila. “Cada cidade contava com uma área específica para camping de trailers e motorhomes, então ficava tudo muito fácil. Os lugares ofereciam água, energia e espaço reservado para estacionarmos os veículos. A ideia agora é viajarmos para fora do País, talvez algum destino da América do Sul.”

Foto: Elton Rodrigues




Últimas Notícias sobre Turismo

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Rio Preto terá Festa das Nações de 16 a 18 de junho
Ir ao Topo