
Evento nos dias 3 e 4 de outubro, no Complexo Swift, traz feira de negócios, seminário e workshops com especialistas de tecnologia e inovação
O prefeito Edinho Araújo lançou oficialmente nesta segunda-feira, 22/5, a Rio Preto Tech Summit 2023. Promovido pela Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) com apoio de diversas instituições, o evento vai ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro no Complexo Swift.
Os organizadores esperam repetir o sucesso da primeira edição, de 2022, que trouxe quase 2 mil participantes ao Teatro Paulo Moura, além de ter promovido a Feira de Negócios, consolidando-se como o maior evento de tecnologia do interior paulista. Na edição de 2023, o evento será ampliado, como destacou o presidente da Apeti, Marcelo Lorencin.
“Serão dois dias inteiros de palestras e workshops e com alguns dos principais experts de tecnologia e inovação. O evento contará também com programação especial na recém-criada Arena Tech, um miniauditório para 100 pessoas para discussão de assuntos técnicos dos vários segmentos. O evento vem para provocar profissionais e empresas para essa nova economia, totalmente tecnológica”.
A Feira de Negócios terá uma estrutura ampla, para 27 estandes convencionais e 10 startups, superando em mais de 50% a Feira de 2022 (com 17 estandes e 5 startups), aumentando a possibilidade de networking e conhecimento de novos produtos e tecnologias.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luis de Souza, destacou a parceria do Poder Público com a iniciativa privada, “união que promove o crescimento da cidade, já que o evento é voltado para a capacitação e para aquilo que a tecnologia pode trazer para Rio Preto”.
Gilberto Mariano, vice-presidente da Apeti e gestor do Parque Tecnológico, creditou o destaque obtido por Rio Preto no segmento ao “resultado da união e esforços de muitos”. Segundo Gilberto, a segunda edição vai colocar a cidade no radar do mundo. “O Tech Summit 2023 vem para consolidar um trabalho que já está sendo feito na cidade a muitos anos. É conhecimento gerado e que fica”, destacou.
Participaram do lançamento do evento o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser; a gerente regional do Sebrae-SP, Iroá Arantes; a diretoria regional do Ciesp Noroeste Paulista, Aldina D´Amico; os vereadores Bruno Marinho, Karina Caroline e Odélio Chaves; o deputado estadual Itamar Borges; os secretários Zeca Moreira (Gabinete); Jair Moretti (Governo); Mário Soler (Comunicação); Julio Cesar Antonio Filho (Empro) e Maria Cristina de Godoi Augusto (Mulher).
Programação com nomes de peso
O Rio Preto Tech Summit trará grandes nomes para falar sobre tendências, novas estratégias e novos mercados, além dos temas mais atuais do momento, como inteligência artificial, ciência de dados, disrupção, transformação e evolução digital, conexões humanas em tempos digitais e o futuro dos negócios.
Para 2023, entre os confirmados está Miguel Nicolelis, neurocientista conhecido por seu trabalho na interface cérebro-máquina. Ele liderou a equipe que desenvolveu o exoesqueleto controlado pela mente, permitindo que pessoas com deficiência motora caminhassem usando sinais cerebrais. É considerado um dos vinte mais importantes cientistas do mundo pela revista Scientific American.
Outra personalidade que estará presente é Silvio Meira, renomado cientista da computação, empreendedor, professor universitário e escritor de diversos livros no segmento. Foi um dos idealizadores do Porto Digital, parque tecnológico e polo de inovação em Recife (PE). É um dos mais importantes palestrantes do Brasil para temas como tecnologia, empreendedorismo e transformação digital.
Também irá palestrar Walter Longo, atual sócio-diretor da UniMark e ex-presidente e responsável pela transformação digital do Grupo Abril. É um dos principais palestrantes das áreas de inovação e tecnologia no Brasil, falando sobre o futuro dos negócios no mundo digital.
Carlos Piazza, professor de MBA, especialista em negócios digitais, disrupção e aceleração digital, é outro nome do evento. É fundador da CPC uma empresa focada na economia digital e seus impactos na sociedade, 4IR, 5IR, Sociedade 5.0, gestão da inovação e tecnologias disruptivas.
Já Cezar Taurion, um dos mais importantes especialistas em tecnologia da informação no Brasil, tratará de temas como inteligência artificial, machine learning e internet das coisas.
Denise Fraga, conhecida atriz de TV, cinema e no teatro, é hoje uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil em razão de sua autenticidade, sensibilidade e capacidade de tocar o público de forma profunda. No Rio Preto Tech Summit, irá abordar o tema “Conexões Humanas em um Mundo Digital”.
Por fim, o bom humor neste ano estará garantido com o Stand-Up de da comediante Criss Paiva, co-apresentadora de um dos maiores podcasts da internet brasileira, o Vênus.
Destaque
Para a população da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, o Rio Preto Tech Summit se configura como uma excelente oportunidade de acesso a conteúdo e experiência só vistos em grandes eventos que acontecem na capital paulista ou em outros Estados, como o RD Summit, a FutureCom, a Campus Party e, recentemente, a WebSummit.
Realizado pela Apeti, o evento é apoiado por algumas das mais importantes entidades da região, como a Acirp (Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto), o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Regional Noroeste Paulista) e o Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa - Regional Rio Preto).
Para fortalecer a iniciativa, a Prefeitura de São José do Rio Preto, juntamente com o Parque Tecnológico da Cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, bem como a Secretaria de Educação de Rio Preto, também apoia o evento, mostrando que está no foco da cidade transformá-la em um dos principais polos de empreendedorismo tecnológico do Brasil.
O evento tem ainda o apoio do Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo), que participa na disseminação do evento junto a instituições de ensino como ferramenta no desenvolvimento dos profissionais da área.
Inscrições
Para participar e garantir o ingresso ao evento, é só acessar o site www.rpts.com.br. Já sobre patrocínios, estandes, espaços para startups e demais assuntos, deve-se entrar em contato diretamente com a Apeti, com Diego ou Jéssica: fones (17) 99221-1102 e 98157-9569.
Fonte/Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto
ATACAREJO
Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
03/10/2022
Grupo Muffato anuncia quarta loja em Rio Preto
Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
21/05/2020
Objeto de desejo
O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
14/12/2019
Hospital de Base inicia teste pago para o novo coronavírus
Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
04/05/2020
Lojas de conveniência, instaladas no mesmo ambiente de postos, não poderão funcionar durante lockdown
Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
17/03/2021