Rio Preto




Semae acende sinal de alerta devido a falta de chuva


Nesta segunda-feira, dia 18, Rio Preto completa um mês sem chuvas. A última aconteceu no dia 18 de junho, quando foram registrados 8 milímetros. Nos últimos três meses, o volume de chuvas foi de 97 milímetros, a mesma quantidade do mês de março. Essa situação deixou os técnicos da Gerência de Operação e Manutenção de Água em estado de alerta. “Ainda é cedo para falar em racionamento. A captação de água da Represa Municipal, que abastece em torno de 100 mil pessoas, está dentro da normalidade. Porém, estamos no início de um período de estiagem, o que provoca apreensão em todos”, declarou Rafael Zerunian, coordenador de operação e distribuição de água do Semae.

No total, neste ano choveu até o momento 697 milímetros. A quantidade de chuvas é menor que em 2020, quando no mesmo período choveu 805 milímetros, ou seja, uma diferença de 108 milímetros. Naquele ano, o Semae fez 40 dias de racionamento começando no dia 17/10 e terminando no dia 26/10.

Segundo Zerunian, o nível da Represa está atualmente 3 centímetros acima do vertedouro. O volume de captação varia entre 350 e 400 l/s, conforme a demanda. Os reservatórios que abastecem os bairros estão com uma variação de nível dentro de uma curva normal de consumo. “Como a nossa Represa não tem a característica de um grande volume de armazenamento, o Semae realiza o acompanhamento das condições climáticas e se organiza a partir delas para realizar o abastecimento”, explicou.

Para enfrentar esse período de estiagem e evitar a falta de água nos bairros abastecidos pela ETA -Estação de Tratamento de Água, o Semae desenvolve um programa rigoroso de combate e controle de perdas a fim de diminuir todo o desperdício de água. “Além disso, várias medidas vêm sendo adotadas para reduzir e controlar a pressão nas redes de distribuição, como, por exemplo, investimentos nas diversas fontes de captação. Estamos perfurando novos poços, fazendo a reforma da Estação de Tratamento de Água. Também estão sendo implementadas novas manobras entre os sistemas para permitir a interligação estratégica entre as fontes de abastecimento”, disse Zeruniam.

Em Rio Preto, o racionamento ainda não está previsto, mas também não está descartado. Neste momento, o Semae solicita aos seus usuários que façam uso de água com cautela, de forma responsável e sem desperdício.

Os usuários podem adotar as seguintes dicas para um uso mais sustentável e equilibrado de água:

-  Desligar o chuveiro sempre que possível, ao tomar banho;

-  Ao lavar o rosto, os dentes e as mãos, fechar a torneira para a água não ficar escorrendo;

-  Reutilização de água, principalmente da máquina de lavar roupas;

- Ficar atento para possíveis vazamentos;

- Limpar a calçada com vassoura no lugar de lavar com mangueira;

- Lavar a louça com a torneira desligada enquanto ensaboa.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura Rio Preto 




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo