Saúde




Rio Preto registra os dois primeiros casos de varíola do macaco


Em boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira, dia 01/08, a Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou os dois primeiros casos de varíola do macaco – transmitida pelo vírus Monkeypox - em São José do Rio Preto. São dois homens residentes na cidade, que estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Os perfis são:
. Sexo masculino, 34 anos, residente de Rio Preto. Início de sintomas em 26/07/2022. Resultado detectável para MonkeyPox em 30/07/22.
. Sexo masculino, 33 anos, residente de SJRP. Início de sintomas em 23/07/2022. Resultado detectável para MonkeyPox em 30/07/22.

A varíola dos macacos é uma doença transmitida pelo vírus Monkeypox, da mesma família do vírus da Varíola. É transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões na pele e/ou por contato com objetos, tecidos e superfícies que foram utilizadas na pele. A contaminação não tem participação de macacos na transmissão para humanos.

Entre os principais sintomas, estão lesões que podem surgir no rosto, dentro da boca, mãos, pés, peito, genitais ou ânus; caroço no pescoço, axila e virilha; febre, dor de cabeça, cefaléia, calafrios, dor muscular.

Como prevenção, é preciso evitar contato íntimo e/ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; usar máscara; higienizar as mãos com frequência e não compartilhar roupa de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais e brinquedos sexuais.

O isolamento, egundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto, deve ser feito preferencialmente domiciliar até que todas as lesões desapareçam e a pele fique íntegra.

Foto: FreePik/Banco de imagens




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo