Saúde




Projeto na Câmara quer incluir vacina contra varíola do macaco no calendário nacional de imunização


Deputado federal, Geninho Zuliani (União Brasil), quer garantir a proteção dos brasileiros contra a doença e evitar possíveis surtos

Projeto protocolado nesta quarta-feira, dia 06/07, na Câmara dos Deputados, quer incluir no Calendário Nacional de Imunização a vacina contra a varíola do macaco. A proposta é do deputado federal, Geninho Zuliani, do União Brasil/SP.

Segundo o projeto de lei 1917/2022, a vacina composta pelo Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN), indicado para a prevenção de monkeypox, deverá ser incluída na relação de vacinas obrigatórias do Ministério da Saúde, compondo o calendário nacional de vacinação do Programa Nacional de Imunização.

"Desde 13 de maio de 2022, a Monkeypox vem sendo identificada em diferentes países não endêmicos, inicialmente na Europa, mas com casos confirmados nas Américas, Oriente Médio e Austrália. Até 21 de junho, já foram confirmados 3.007 casos distribuídos em 40 países. No Brasil já são 76 casos registrados, o que reforça a necessidade de ação rápida, inclusive para contenção de possíveis surtos", frisa o deputado federal, Geninho Zuliani.

O projeto segue agora para análise das comissões internas da Câmara dos Deputados.

Doença
A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou ainda com material corporal humano contendo o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo