Saúde




Saúde atualiza vacinas em crianças e adolescentes


São José do Rio Preto, 01 de outubro de 2021 - Rio Preto inicia nesta sexta-feira, 1º de outubro, a Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo a atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. A campanha será realizada até o dia 29 de outubro, com dia de mobilização previsto para o sábado 16 de outubro.

Durante a campanha, os pais e os responsáveis devem comparecer a uma sala de vacina para checar se todos os imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em dia. Na visita, também será possível retirar a declaração de situação vacinal utilizada para as matrículas e rematrículas escolares.

"Essa é uma exigência prevista por lei municipal. A emissão da declaração é feita nos serviços de saúde, então vamos aproveitar a campanha para realizar a análise da carteira vacinal e já emitir esse comprovante que os pais podem guardar para apresentar quando a escola solicitar", explica a gerente de Imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza 18 vacinas para crianças e adolescentes, que protegem contra mais de 20 doenças, entre elas tuberculose, meningites A, C, W e Y, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela, gripe, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, coqueluche, difteria, rotavírus, tétano e HPV.

A maioria das vacinas tem meta de 95% de cobertura vacinal, com exceção da BCG e rotavírus, que têm meta de 90%. "Com a pandemia e a campanha de vacinação contra a covid, as equipes das salas de vacina tiveram que se espalhar e todo o trabalho de monitoramento e busca ativa dessas crianças ficou dividido com a campanha da covid. Por isso, precisamos muito que as famílias se conscientizem da importância em procurar uma unidade para atualizar a situação vacinal", afirma a gerente Michela.

Ela destaca que outro fator que pode ter contribuído para a queda nas coberturas vacinais comparado a anos anteriores é o cálculo baseado em uma população que pode estar superestimada pelo Ministério da Saúde. "Pelos dados de nascimentos, vemos que houve uma queda em relação a 2020", finaliza.

Foto: Divulgação/Prefeitura




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo