Saúde




Saúde abre 20 leitos de suporte respiratório para Covid e as vagas esgotam em poucas horas


São José do Rio Preto, 04 de março de 2021 - O colapso do sistema de saúde de Rio Preto é iminente - na madrugada desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Rio Preto não tendo mais para onde enviar pacientes com Covid ou suspeita da doença com necessidade imediata de suporte respiratório - leia-se oxigênio - montou às pressas 20 leitos na Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio, zona norte da cidade.

Para a surpresa do órgão, que administra todo o atendimento via SUS na cidade, as vagas se esgotaram antes do final da manhã e não há mais equipamentos na cidade ou em outras unidades de saúde para a transformação de novos leitos. Em nota, a Prefeitura assumiu a situação desesperadora que a cidade se encontra: "em relação a abertura de novos leitos, todas as possibilidades e recursos já foram utilizados, não havendo mais equipamentos e recursos humanos para ampliação."

No início da semana, o prefeito Edinho Araújo autorizou a abertura de 50 novos leitos, sendo 30 de UTIs (20 nas unidades na UPA Santo Antônio e 10 na UBS Fraternidade) e 20 enfermarias, sendo 10 na unidade Luz da Esperança e 10 na UBS da Anchieta. Os 20 leitos que começaram a funcionar na UPA Santo Antônio fazem parte deste pacote.

Casos
Nas últimas 24 horas, 396 novos casos de Covid foram confirmados em Rio Preto, além de quatro óbitos com resultados positivos para a doença. Pelo menos 330 pessoas, residentes na cidade, fora os pacientes de fora, estão internados em UBSs, UPAs e hospitais de Rio Preto - 141 deles em leitos de UTI e 189 em leitos de enfermaria. Dos internados, 212 já tiveram a confirmação por Covid-19, sendo 110 em leitos de UTI e 102 em leitos de enfermaria.

Desde o início da pandemia, Rio Preto notificou 186.779 atendimentos por síndrome gripal, sendo que  tiveram 47.559 resultados positivos. Dos confirmados, 41.998 já estão recuperados e 1.147 foram ceifadas pela doença.

Foto: SMCS/Divulgação




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo