Saúde




Rio Preto ultrapassa 70% de imunizados com a primeira dose contra Covid


São José do Rio Preto, 11 de agosto de 2021 - Rio Preto ultrapassou nesta quarta-feira, 11, a cobertura vacinal de 70% de imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid. No total, 318.659 primeiras doses foram aplicadas, além de 11.552 doses únicas e 133.056 segundas doses. A cobertura de primeira dose está em 71%, enquanto a de segunda dose está em 31%.

 As doses aplicadas contra a Covid no município aumentaram gradativamente a cada mês, tendo sido aplicadas:

- 11.892 doses em janeiro       
- 28.517 doses em fevereiro             
- 48.004 doses em março
-601.147 doses em abril
- 59.279 doses em maio
- 95.725 doses em junho
-122.032 doses em julho

Com o total de doses aplicadas, Rio Preto ocupa a 10ª posição entre as cidades do estado que mais vacinaram até agora. Já em relação à cobertura vacinal de primeira dose, o município está em segundo lugar dentre as cidades com mais de 200 mil habitantes, ficando atrás de Santos, com 73% de cobertura vacinal, e à frente de Araraquara, com 68,9% de cobertura vacinal. 

"É um avanço muito grande, a gente já consegue ver o impacto  no controle da doença, não só na cidade, mas no país como um todo. Demoramos para avançar na vacinação pela indisponibilidade de doses, mas agora temos a previsão de conclusão no próximo mês. Também não devemos nos esquecer da segunda dose, que é essencial para proteção completa", explica a gerente de imunização, Michela Barcelos.

A cidade ainda tem 5.048 faltosos para a segunda dose, ou seja, pessoas que já deveriam ter recebido a segunda dose, seja da vacina Coronavac ou AstraZeneca, e completado o esquema vacinal. "Apesar de a primeira dose já garantir alguma proteção e conseguir nos apoiar no controle da doença, a segunda dose é essencial para que os anticorpos atinjam índices ainda maiores e possam proteger as pessoas", complementa Barcelos.

A gerente de imunização também reforça que mesmo com a cobertura vacinal de primeira dose elevada, todas as medidas de prevenção à Covid devem ser mantidas. "São medidas essenciais. Enquanto o vírus estiver circulando e ainda não tivermos a cobertura elevada de segunda dose, as pessoas devem manter distanciamento, usar máscara e evitar aglomerações", finaliza.

Fonte - Governo de SP/Divulgação




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo