Rio Preto




Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias


Fase amarela permite que estabelecimentos comerciais e de serviços funcionem por oito horas diárias, mas com restrições de público e protocolos sanitários

Com o avanço de Rio Preto para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços passa por algumas mudanças nos horários e capacidades de atendimento. Além disso, também estão autorizados a abrir restaurantes, bares e lanchonetes, academias e salões de beleza e barbearias.

Agora, a prefeitura de Rio Preto divulgou as regras de funcionamento de cada um desses estabelecimentos. Essa mudança já passa a valer neste sábado, dia 5, e engloba todos que fazem parte das atividades que não são consideradas essenciais. Veja como fica:

Serviços: de segunda a sábado, das 8h às 16h.

Comércio de rua: de segunda a sábado, das 9h às 17h.

Shoppings: de segunda a sábado, das 12h às 20h. Aos domingos, os shoppings poderão manter suas portas abertas apenas com atividades essenciais e restaurantes

Restaurantes, bares e lanchonetes: diariamente, das 7h às 9h e das 11h às 17h. Só poderão atender clientes em áreas abertas ou bem ventiladas. O acesso será limitado a quatro pessoas por mesa, incluindo crianças, e não será permitido o atendimento para pessoas em pé. A distância entre as mesas deve ser de, no mínimo, 2,5 metros.

Salões de beleza, barbearias e centros de estética: de segunda a sábado, das 10h às 18h. Os atendimentos devem ser agendados para garantir o intervalo de tempo para higienização das estações de trabalho e utensílios. Estão proibidas as ofertas de alimentos para consumo no local, inclusive café. Também estão proibidos os provadores de amostras.

Academias e demais práticas esportivas: diariamente, das 6h às 10h e das 17h às 21h. As atividades devem ser individuais, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro. Os horários dos treinos devem ser agendados.

Além disso, a Prefeitura vai publicar neste sábado, 5, 14 protocolos sanitários. Um deles será geral e outros 13 serão específicos para os setores. Nenhum estabelecimento está autorizado a funcionar sem o cumprimento integral desses protocolos, afirmou durante o anúncio, Miriam Wowk, gerente vigilância sanitária de Rio Preto.

Quanto ao decreto que limitava a venda de bebidas alcoólicas pelos estabelecimentos, ele continua valendo. As bebidas só podem ser comercializadas aos sábados e domingos e durante a semana, das 20h às 6h, se não estiverem refrigeradas. A exceção é no sistema de delivery e nos bares e restaurantes que agora estarão abertos. Eles poderão comercializar a bebida refrigerada apenas para os clientes que estiverem consumindo e acomodados nas mesas.

A proibição de acompanhantes em estabelecimentos comerciais continua, com exceção, também, dos restaurantes, que, como listado acima, nas regras, poderá receber grupos de até quatro pessoas.

“Nós ainda estamos em uma pandemia. Essa flexibilização não se trata de uma abertura total. Então, existe, sim, a possibilidade de aumento no número de casos, de internações e de regressão de fase”, pontuou Miriam.




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  4. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo