Mercado




Queijos produzidos por empresa de Rio Preto vão parar na mesa de restaurantes sofisticados em São Paulo


Por Andrea Inocente

Além de serem restaurantes voltados à alta gastronomia, Fasano, Cantaloup, Ecully e Banzeiro têm em comum a presença de um queijo de cabra de linha nobre produzido por uma empresa de Rio Preto, a linha Caprimilk, da Capril Rio Preto. Fundada em 1983 pela família do pecuarista Sérgio Mahfuz, a empresa, situada no distrito de Engenheiro Schmitt, é referência nacional em caprinocultura.

Tradicionalmente, segundo dados da Embrapa, cerca de 90% dos rebanhos caprinos, hoje, estão localizados no Nordeste, com mais de 12 milhões de cabeças. No estado de São Paulo, segundo a Associação Paulista dos Criadores de Caprinos, os plantéis chegam a 300 mil animais.


Plantel de Rio Preto é formado por cabras das raças Saanen e Alpina

Poucos em comparação ao restante do País, e mais raros são os que assumem toda a cadeia produtiva, como no caso da empresa rio-pretense, que é autossustentável.

Todo o alimento dado aos animais é produzido na fazenda, como o capim, o feno e a silagem de milho. O plantel, formado por cabras das raças Saanen e Alpina, tem capacidade de produzir 15 mil litros de leite por mês, que dão origem a mais de 20 tipos de iogurte.

Segundo o proprietário, que começou na pecuária como criador de bois, há quatro décadas ele percebeu que criar cabras era muito mais rentável que bovinos. “A cabra rende, por dia, quatro litros de leite, mas o preço em comparação com o leite de vaca pode ser oito vezes maior, muito mais lucrativo”, compara.

A Capril Rio Preto atualmente comercializa produtos à base de leite de cabra para todo o País. A ordenha e o processamento do leite são feitos na fazenda, que mantém um laticínio próprio para a produção dos queijos e derivados.


Ordenha é mecânica, o que mantém a organização do capril, não estressa o animal e facilita todo o processo

Qualidade vem do manejo
Segundo o veterinário da Capril Rio Preto, Guilherme Gonçalves Fabretti Santos, o que diferencia na qualidade final dos produtos da empresa é a maneira como o manejo é organizado. As cabras e os cabritos são mantidos em confinamento, sem pastagem, mas com cuidados específicos - como banhos de sol diários, alimentação farta e equilibrada e ordenha duas vezes por dia. Toda a área de acondicionamento dos animais foi construída num formato para que eles não tivessem contato com fezes e urina, o que evita disseminação de doenças e possíveis contaminações.

“A ordenha é mecânica, o que mantém a organização do capril, não estressa o animal e facilita todo o processo”, explica. Da ordenha, todo o leite coletado é enviado para um reservatório, onde será pasteurizado e dará origem aos produtos que são comercializados pela Caprimilk.
 


Produção também atende grandes redes de supermercado, como Pão de Açúcar e Carrefour

Produção também atende rede de supermercados
Quando o empresário Sérgio Mahfuz identificou as vantagens do negócio, começou a pesquisar receitas próprias à base do leite de cabra. No rol de produtos manufaturados da empresa, tem desde o queijo fresco, um dos mais comuns, de sabor suave, até opções mais requintadas, como o tipo Chèvre à L'huile, um fresco condimentado com especiarias.

Outra iguaria que é receita própria da Caprimilk é o queijo Buchette Cendree, de origem francesa com uma leve camada de carvão vegetal. “É um queijo levemente ácido, aromático e agradável, com uma massa de textura cremosa, que derrete na boca”, explica o veterinário Guilherme. O laticínio ainda produz outras variações, como feta, crottin e caprino romano.

A produção também atende grandes redes de supermercado, como Pão de Açúcar e Carrefour, além da Casa Santa Luzia, Sumagre e Arábia. “Logo nossos produtos chegaram ao conhecimento de restaurantes de renome no País, como Fasano, Cantaloup, Ecully, Banzeiro, Amani, Kouzina, que hoje são nossos clientes”, detalha Sérgio.

Mas além dos mercados e cardápios de restaurantes famosos, os produtos da Caprimilk também podem ser encontrados na lojinha da fazenda, que abre diariamente, em horário comercial, e também no Empório Líder, Enoteca Cursino, Villa Hortifruti, Laticínios São José e Doces Noêmia.

Para garantir à clientela receitas e formas de consumo dos produtos à base de leite de cabras, a Caprimilk mantém em suas redes sociais várias receitas com seus queijos. “Como é um produto de sabor suave e delicado, vai muito bem puro, com degustação harmonizada com vinhos, bem como em saladas, risotos e com tostadas”, garante o proprietário.


15 MIL LITROS
de leite é quanto
as cabras da
Capril Rio Preto
produzem por mês

20 TIPOS DE QUEIJO
são fabricados pela empresa em
Engenheiro Schmitt, do simples queijo fresco
aos sofisticados Chèvre à
L'huile e Buchette Cendree, de origem francesa

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre a Caprimilk!


Serviço
Caprimilk Rio Preto

Telefone (17) 99755-1338
https://www.instagram.com/caprimilkbrasil/

Fotos: Elton Rodrigues/Produção Audiovisual: Comunic




Últimas Notícias sobre Mercado

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  2. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo