Cultura




Mostra dElas traz contação de história, show, sarau e performance


São José do Rio Preto, 08 de março de 2021 - Dando sequência à programação da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura, nesta terça-feira quarta-feira, 9 e 10 de março, o público poderá conferir nove atividades gratuitas e online, entre contação de história, show de samba, intervenção de hip hop, performance, sarau, oficinas e bate-papos.

Idealizada pela empreendedora criativa Carolina Capelli, de São José do Rio Preto (SP), a Mostra dElas começou na segunda-feira, dia 8 de março, e segue até o sábado, 13. O evento busca dar visibilidade a mulheres da cena cultural da cidade e promover a reflexão sobre o feminino e o papel da mulher na arte.

Um dos destaques desta terça-feira é a contação de história “Yabás, as Divindades do Candomblé”, com o Duo Eu+Tu, formado por Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, às 20 horas. O trabalho reverencia a ancestralidade da cultura afro-brasileira, apresentando a vida e o universo das yabás, que são as orixás femininas, divindades presentes no culto africano, mães, rainhas, guerreiras e mulheres. “Trazemos canções da nossa MPB misturadas a algumas cantigas yorubás e exaltamos as yabás do candomblé. A apresentação envolve a vida e universo dessas orixás, suas histórias de poder, força, sensualidade, magia, encantamento, luta, sororidade, guerras e muito mais”, explicam as artistas.  

A programação da Mostra dElas envolve mulheres e coletivos artísticos femininos que já atuam em diversas artes, protagonizando e incentivando o empoderamento feminino a partir de seus projetos. Na quarta-feira, a programação conta com apresentações de dois desses coletivos. São eles: As Chicas, grupo de samba formado por mulheres, que traz um repertório de canções assinadas por compositoras, e o Pretas PalaBRas, que realiza um sarau em homenagem a escritora e dramaturga mineira Cidinha da Silva.

Documentário
Programado para abrir a mostra, às 19h da segunda-feira, 8 de março, o documentário “dElas” ficará disponível no canal do evento no YouTube durante todos os dias da programação. A obra traz depoimentos de 20 mulheres de São José do Rio Preto sobre suas trajetórias, seus processos de ser mulher e sobre as formas de verem o mundo.

A programação da Mostra dElas é totalmente gratuita e transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (http://bit.ly/mostradelas). No caso exclusivamente das oficinas, a transmissão será pela Plataforma Zoom, pois as vagas são limitadas e as inscrições já foram encerradas.  

O projeto da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal./

Foto: Mostra dElas/Divulgação




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo