Cultura




Mostra dElas traz contação de história, show, sarau e performance


São José do Rio Preto, 08 de março de 2021 - Dando sequência à programação da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura, nesta terça-feira quarta-feira, 9 e 10 de março, o público poderá conferir nove atividades gratuitas e online, entre contação de história, show de samba, intervenção de hip hop, performance, sarau, oficinas e bate-papos.

Idealizada pela empreendedora criativa Carolina Capelli, de São José do Rio Preto (SP), a Mostra dElas começou na segunda-feira, dia 8 de março, e segue até o sábado, 13. O evento busca dar visibilidade a mulheres da cena cultural da cidade e promover a reflexão sobre o feminino e o papel da mulher na arte.

Um dos destaques desta terça-feira é a contação de história “Yabás, as Divindades do Candomblé”, com o Duo Eu+Tu, formado por Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, às 20 horas. O trabalho reverencia a ancestralidade da cultura afro-brasileira, apresentando a vida e o universo das yabás, que são as orixás femininas, divindades presentes no culto africano, mães, rainhas, guerreiras e mulheres. “Trazemos canções da nossa MPB misturadas a algumas cantigas yorubás e exaltamos as yabás do candomblé. A apresentação envolve a vida e universo dessas orixás, suas histórias de poder, força, sensualidade, magia, encantamento, luta, sororidade, guerras e muito mais”, explicam as artistas.  

A programação da Mostra dElas envolve mulheres e coletivos artísticos femininos que já atuam em diversas artes, protagonizando e incentivando o empoderamento feminino a partir de seus projetos. Na quarta-feira, a programação conta com apresentações de dois desses coletivos. São eles: As Chicas, grupo de samba formado por mulheres, que traz um repertório de canções assinadas por compositoras, e o Pretas PalaBRas, que realiza um sarau em homenagem a escritora e dramaturga mineira Cidinha da Silva.

Documentário
Programado para abrir a mostra, às 19h da segunda-feira, 8 de março, o documentário “dElas” ficará disponível no canal do evento no YouTube durante todos os dias da programação. A obra traz depoimentos de 20 mulheres de São José do Rio Preto sobre suas trajetórias, seus processos de ser mulher e sobre as formas de verem o mundo.

A programação da Mostra dElas é totalmente gratuita e transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (http://bit.ly/mostradelas). No caso exclusivamente das oficinas, a transmissão será pela Plataforma Zoom, pois as vagas são limitadas e as inscrições já foram encerradas.  

O projeto da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo