Rio Preto




Procon reúne revendedores de combustível para questionar altas nos preços


São José do Rio Preto, 20 de maio de 2021 - O diretor do Procon de Rio Preto Jean Dornelas se reuniu com revendedores de combustíveis (donos de postos), presencial e remotamente, na tarde desta quinta-feira, 20, para discutir as recentes altas nos preços dos combustíveis. Durante o encontro, os comerciantes apresentaram planilhas de custos e notas fiscais com os valores pagos às distribuidoras nas compras mais recentes.

“As distribuidoras alegam que houve uma queda na safra de cana neste ano, o que fez reduzir a oferta de etanol perante a alta demanda. Porém, vamos analisar se esse aumento de mais de 20% em uma semana é proporcional a essa quebra da safra”, adiantou Dornelas.

Segundo Dornelas, as distribuidoras serão oficiadas nesta sexta-feira, 21, para apresentarem planilhas de custos apontando os preços pagos às usinas, no caso do álcool, e às refinarias pela gasolina e pelo diesel. “As distribuidoras terão cinco dias úteis para apresentar essas justificativas”, disse.

O diretor regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo Roberto Diniz Uehara levantou ainda a hipótese de diferenciação entre os preços cobrados pelas distribuidoras em cada cidade. “Existem donos de postos de Mirassol, por exemplo, vendendo na bomba o combustível a um preço inferior ao que nós de Rio Preto pagamos às distribuidoras”, comentou.

Dornelas afirmou que essa diferenciação também será alvo de análise. “É até natural que as grandes redes consigam melhores preços junto às distribuidoras, pois compram mais, porém é necessário que haja proporcionalidade nisso. Se essa vantagem for muito acentuada, em longo prazo, os pequenos revendedores serão prejudicados. Já são aproximadamente 25 postos fechados recentemente em Rio Preto”, disse.

Uehara afirma que a alta no preço do etanol também impactou no valor cobrado pela gasolina. “Por lei, as refinarias precisam incluir 25% de etanol na gasolina e o resultado é um efeito em cascata, aumentando os dois combustíveis ao mesmo tempo”. 




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo