Rio Preto




Primeira Feira de Touros do Pró-Genética do Estado de São Paulo será em Rio Preto 


A partir deste final de semana, pequenos e médios produtores rurais do Estado poderão adquirir animais com genética comprovadamente superior para aumentar a produção de carne ou leite do rebanho. A Feira de Touros do Pró-Genética, que marca oficialmente a implantação do programa no Estado, irá acontecer entre os dias 24 e 25 de junho em Rio Preto.

A comercialização será realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a partir das 8h. De acordo com o técnico da ABCZ responsável pela promoção da feira Mauro Bueno, até o início da tarde desta terça, 21, cerca de 40 zebuínos já estavam confirmados, sendo exemplares das raças Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã. Vale ressaltar que todos os animais ofertados possuem avaliação genética, Registro Definitivo (RGD) inspecionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), exame andrológico positivo e testes negativos para brucelose e tuberculose.



O evento é resultado de uma parceria entre a ABCZ, Governo do Estado (através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Prefeitura de Rio Preto através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Sicoob SP são os agentes financeiros oficiais para quem quiser financiar os animais.

“O agronegócio paulista é bem diversificado, exigindo que a bovinocultura seja competitiva. Um programa como o Pro-Genética, que visa democratização e fomento do melhoramento genético, ajuda a tornar a atividade mais rentável e sustentável. Com apoio dos governos municipal e estadual, envolvimento do CATI, órgão oficial de extensão rural, temos uma ótima expectativa para a Feira, que certamente contribuirá para melhoria do rebanho da região”, afirma Eric Costa, gerente do Escritório Técnico Regional (ETR) da ABCZ em Bauru.

O Pró-Genética já é realidade em grande parte do país, garantindo a melhoria da qualidade genética dos rebanhos bovinos a milhares de produtores. O Termo de Cooperação Técnica para sua implantação no Estado de São Paulo foi assinado em dezembro de 2021 pelo presidente da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Itamar Borges. A expectativa é de que ocorram dez Feiras semelhantes no Estado até o final do ano. “Temos uma expectativa muito promissora com esta parceria. É uma satisfação levar este modelo para o Estado de São Paulo e poder mensurar, daqui alguns anos, a produtividade para os pecuaristas paulistas”, declarou Rivaldo Júnior.

Vale lembrar que um importante passo para o desenvolvimento de uma pecuária zebuína ainda mais fortalecida no âmbito estadual foi dado em setembro de 2021, quando o presidente da ABCZ cumpriu agenda em Rio Preto e participou da coletiva de lançamento oficial da 58ª Expo Rio Preto. Na oportunidade, Rivaldo Júnior se reuniu com o prefeito Edinho Araújo, lideranças e autoridades locais. Foi assinado um documento e encami minhado ao governo de São Paulo, solicitando a implantação oficial do programa no Estado.

“Foi um conjunto de parcerias que culminou na realização da Feira. Para nós, é uma satisfação enorme avançar na pecuária, levando principalmente para o pequeno produtor a oportunidade de acesso a uma qualidade genética tão grande e monitorada pela ABCZ”, disse o secretário de Agricultura de Rio Preto Pedro Pezzuto.



No mês passado, técnicos da CATI, responsáveis pelo trabalho de sensibilização de parceiros e criadores para a adesão ao Pró-Genética no Estado participaram de uma capacitação na sede da ABCZ, em Uberaba (MG).  “Nossa expectativa é a melhor possível! Temos certeza do sucesso da parceria ABCZ/SAA-CATI e Prefeitura de Rio Preto na realização da Feira. O programa Pró-Genética irá contribuir muito para a melhoria da qualidade genética do rebanho paulista, pois é uma forma de garantir e facilitar o acesso dos pecuaristas, principalmente os pecuaristas familiares, a touros com genética comprovada e garantida pela ABCZ. A pecuária paulista tem muito a ganhar com o Pró-Genética. A CATI faz um agradecimento especial à ABCZ pela oportunidade de juntos oferecer oportunidades de transformação na rentabilidade das propriedades e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos pecuaristas”, disse Ricardo Luiz Pereira, diretor técnico da CATI Regional Rio Preto.

Fotos: Adesão estadual ao programa Pró-Genética da ABCZ foi encaminhada durante a 58ª EXPO Rio Preto, realizada em outubro de 2022




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo