Rio Preto




Presépio da Famerp presta homenagens às vítimas da Covid-19


São José do Rio Preto, 23 de novembro de 2021 - No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível ver o tradicional presépio da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Famerp, mas ele estava lá montado. Tradição mantida pelo trabalho do preparador de aulas práticas da instituição, Luiz Onivaldo Bizuti, e de amigos que sempre o auxiliam. A montagem deste ano já foi realizada e se transformou, além de símbolo religioso, em uma homenagem às mais de 600 mil vítimas do coronavírus no país e antigos funcionários.

Emocionado, ‘Seu’ Bizuti, como é conhecido, falou sobre as homenagens deste ano. “Homenageamos, em nome da Famerp, três amigos que perdemos, o doutor João Vicente Paiva Neto, professor de Farmacologia; o Sidnei Pinheiro, professor de Bioquímica e o Luis Eduardo Moreira, formado em Bioquímica. Além deles, temos referência também aos  mais de 600 mil mortos pela Covid e, é claro, ao nascimento de Jesus”, explica.

Fora as homenagens, as novidades de 2021 são maquetes que representam antigos locais da Famerp. A maioria hoje nem existe mais ou estão bem diferentes, como o diretório acadêmico, a antiga cantina, caixa d’água, cozinha, campo de futebol, lavanderia e até uma porteira que ficava na avenida Faria Lima, na época que ainda existiam muitas fazendas na região. Ao todo, são mais de 200 peças no total, colocadas cuidadosamente uma a uma em um balcão de quatro metros de comprimento.

Bizuti, que trabalha na faculdade desde 1969, revela que chegou a pensar em não produzir o presépio esse ano. Mas mudou de ideia devido ao amor que sente pelo trabalho.  “A gente começou faz mais ou menos 50 anos com a parte de decoração. Em 94, ganhamos um pequeno presépio. E aí começamos a montar todo ano, sempre com apoio total da diretoria da Famerp. Chega essa época do ano todo mundo quer ver o presépio”, afirma.

Em 2019, último ano que o presépio teve visitação liberada, cerca de 500 pessoas passaram pela sala do laboratório de Biologia Molecular para apreciar a obra. Em meio às visitas, são recolhidas algumas doações. Os valores arrecadados são doados para a Igreja do Menino Jesus de Praga. “Eles fazem marmita, sopa ou cesta básica. É pouco, mas todo mundo ajudando se transforma em algo grande”, explica o preparador de aulas práticas da Famerp.

Diretor Geral da Famerp, Francisco de Assis Cury, apoia a montagem do presépio. “É algo que representa o nascimento de Jesus Cristo, verdadeiro significado do Natal. Nos traz muita paz. E atualmente o mundo precisa dessa paz. Vamos incentivar e apoiar sempre a colocação do presépio”, frisa.

Foto: Famerp/Divulgação




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo