Consumo




De Rio Preto para o mundo


São José do Rio Preto, 30 de junho de 2021 - Liderar a inovação na indústria nacional de cosméticos para cabelos e conquistar o mercado internacional sempre estiveram nos planos da empresária Manuella Bossa, CEO da TRUSS Professional. Planos que não retrocederam nem mesmo em um ano tomado pela incerteza trazida pela pandemia. Em 2020, a TRUSS, sediada em Engenheiro Schmitt, distrito de São José do Rio Preto, registrou um crescimento de 250% em relação a 2019.

A TRUSS está presente hoje em 31 países e já conta com uma fila de espera de outros destinos mundo afora em busca de seus produtos. Não por acaso, as projeções de crescimento para 2021 continuam altas – cerca de 110% - com a chegada de uma nova marca para atender o varejo, a La Moda, e a consolidação da presença da marca TRUSS nos salões de todo o País, com o projeto Hair Spa By TRUSS, que personaliza os produtos profissionais e de revenda de acordo com a necessidade do cliente.

Com 140 colaboradores diretos e 23 colaboradores indiretos (devendo chegar a 200 até o fim do ano, por conta da expansão), a TRUSS produz, anualmente, mais de 1,5 mil toneladas em produtos para os cabelos.

Manuella Bossa fundou a empresa em 2001, ao retornar dos Estados Unidos para o Brasil. Formada em moda, pós-graduada em marketing e com vasta experiência em grandes marcas de roupas, a empresária lançou mão de toda sua expertise para criar cosméticos capilares compostos por portfólio completo de produtos de alta performance. 

“Enxerguei no mercado mundial uma carência em cosméticos de luxo, especialmente brasileiros, que entendessem de fato a necessidade da mulher latina”, lembra a CEO.

Nesta entrevista exclusiva para a É RIO PRETO, Manuela fala do crescimento da marca no Brasil e no mundo, tendências, novos projetos, entre outros assuntos.

É RIO PRETO - Quais os principais desafios em administrar uma indústria de cosméticos capilares como a TRUSS?
Manuella Bossa -
Os principais desafios, e também os melhores, com certeza são sempre estar à frente dos concorrentes no quesito criação com qualidade. A busca constante pelas melhores matérias-primas. Além de estudar a fundo todas as tendências do mercado mundial para entender e atender às expectativas dos nossos consumidores com excelência.

É - Quais os projetos da TRUSS para este ano?
Manuella -
Um dos nossos projetos mais aguardados é a inauguração física da TRUSS Academy, uma academia completa para capacitação de profissionais que contará com cursos ministrados pelos melhores cabeleireiros do Brasil e uma estrutura completa de ensino prático das técnicas e teorias apresentadas. Também teremos o lançamento de novos produtos e nossa edição comemorativa de 20 anos TRUSS. Além disso, daremos início à construção da nossa nova fábrica, totalmente planejada com o que há de mais moderno em produção em larga escala. 

É - Como a pandemia afetou o setor onde a TRUSS atua? 
Manuella -
O mercado da beleza foi afetado pela pandemia, porém, ainda assim, manteve seu crescimento positivo, diferentemente de outros setores. Para nós, no começo, parecia que seria necessário diminuir o quadro de colaboradores, mas os consumidores que se viram obrigados a trabalhar em casa ou ficar mais tempo em seus lares passaram a se cuidar mais, a ter um novo olhar para o investimento em hair care, fazendo com que a procura por TRUSS crescesse demais e nós tivéssemos de aumentar nosso quadro de colaboradores para suprir a procura. Terminamos 2020 com um crescimento de 250% em relação a 2019.

É – O que você enxerga de tendência para o setor de beleza capilar?
Manuella -
O setor da beleza capilar possui expectativa de crescimento contínuo, tendo em vista que cada vez mais as pessoas buscam cuidar dos cabelos. “Premiunização” é a palavra da vez, a nova megatendência mundial que colocou a prioridade como motivação por trás das decisões de compra, ou seja, os clientes hoje buscam produtos ecofriendly e que não testam em animais, e estão se importando não mais com o preço, mas sim com o diferencial que o produto tem e o que ele pode proporcionar.

É - Os produtos da marca eram vendidos até pouco tempo somente em salões exclusivos, e recentemente vocês entraram no e-commerce. Essa decisão ocorreu em decorrência da demanda ou de uma tendência mundial de comercialização on-line também no setor?
Manuella -
Estamos sempre atentos aos movimentos de mercado e muito próximos aos consumidores. A procura pelos produtos TRUSS tem crescido nos últimos anos em diversos canais, como perfumarias, lojas especializadas, sites, entre outros. Seguindo nosso DNA de inovação, um de nossos principais objetivos é que essa procura traga cada vez mais resultados e facilite o acesso aos nossos produtos onde quer que nossos consumidores estejam. Com o grande crescimento dos canais digitais em todo o mundo, notadamente neste último ano, a TRUSS não poderia estar de fora. Ainda mais novidades em inovação na experiência dos nossos clientes com a marca estão por vir.

É – Quantos profissionais estão envolvidos com a marca?
Manuella -
A TRUSS conta hoje com um enorme time de cabeleireiros que amam e não abrem mão dos nossos produtos, sendo realmente apaixonados por TRUSS. Esse time soma 98 profissionais, divididos em 17 Embaixadores, 22 PhDs, 55 TRUSSlovers, três Educadores-Show e 1 Técnica Master Internacional. Hoje a TRUSS é mais do que uma marca de desejo para o público, é uma marca de desejo entre os profissionais que sonham em fazer parte do time e crescer dentro dele.

É – Por atuar na indústria de cosméticos para cabelos, a TRUSS é reconhecida por ser uma marca mais voltada para o público feminino, inclusive com muitas celebridades femininas divulgando seus produtos. Como a empresa trabalha as suas mulheres, o público interno?
Manuella -
A maior parte do nosso quadro de colaboradores e de liderança é composto por mulheres. Elas vestem a camisa da marca, são completamente apaixonadas, se adaptam facilmente às constantes mudanças, possuem um olhar de mercado supercrítico e construtivo para a marca, além de terem o lado “mãe de todos”, que faz com que suas equipes sejam unidas e engajadas todos os dias para conseguirem criar e produzir o melhor possível, transformando o ambiente de trabalho para ser leve e eficiente.

É - Qual o seu segredo para conciliar vida pessoal e profissional?
Manuella -
Não é fácil, mas com o passar dos anos fui me adaptando para conseguir conciliar as duas coisas. Todos os dias, no período da manhã, trabalho home office e consigo passar um tempo junto dos meus filhos, enquanto resolvo as pendências pelo celular. Já no período da tarde fico reservada para fazer reuniões. Tudo é muito controlado na agenda para não sobrecarregar um lado e faltar no outro.

É - Qual conselho você daria para quem deseja empreender?
Manuella -
Tenha sangue nos olhos e força para correr atrás do que quer. Tenha muito foco e estabeleça onde quer chegar, trabalhando duro para conquistar seu objetivo. Invista no convencimento de que seu produto é diferente de todos os outros e que ele é o melhor. Vença o medo, pois ele é na maioria das vezes o freio que não te deixa acelerar. Acredite que você é capaz e que todos os obstáculos são fonte de energia para te fazer crescer!


Spa para os cabelos

Manuella Bossa lançou no início deste ano um novo projeto, o Hair Spa by TRUSS. A primeira unidade foi inaugurada em Rio Preto, no espaço de um dos embaixadores da marca, o hair designer Mário Henrique. O evento contou também com a presença da apresentadora Adriane Galisteu. A ideia agora é levar o modelo de negócio para as principais capitais do País.

“O objetivo é oferecer tratamentos exclusivos adequados às necessidades de cada cliente e que priorizam a saúde dos fios e do couro cabeludo.  Nossos diferenciais estão no uso de técnicas, produtos e equipamentos de última geração em terapia capilar, oferecendo uma experiência única, de pura sintonia entre corpo e mente, aguçando todos os sentidos”, define a CEO da empresa.
Todos os protocolos do projeto foram criados e terão a consultoria da dermatologista tricologista Angélica Pimenta, da Clínica Caiena.

Fotos: Elton Rodrigues




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