Rio Preto




Pesquisador da Famerp é eleito conselheiro na Sociedade Norte Americana de Medicina Tropical


São José do Rio Preto, 23 de novembro de 2021 - O pesquisador e diretor Adjunto de Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Famerp, Mauricio Lacerda Nogueira, foi eleito conselheiro do Comitê Americano de Vírus Zoonóticos e Transmitidos por Artrópodes (ACAV). Criado pela Sociedade Americana de Medicina Tropical em 1959, o órgão estuda doenças causadas por arbovírus, tipo que é transmitido por artrópodes (mosquitos, carrapatos e outros). A entidade pesquisa e trabalha em tratamentos e/ou cura para doenças como dengue, zika, chikungunya, entre outras.

"Este comitê faz parte da Sociedade Americana de Medicina e Higiene Tropical (ASTMH), a mais importante sociedade médica desta área da medicina e de doenças infecciosas no mundo. A ASTMH foi fundada em 1903. É a maior organização científica internacional de especialistas dedicados a reduzir a impacto mundial de doenças infecciosas tropicais e melhorar a saúde global. Faz isso gerando e compartilhando evidências científicas, informando políticas e práticas de saúde, promovendo o desenvolvimento de carreiras, reconhecendo a excelência e defendendo o investimento em medicina tropical e pesquisa em saúde global", ressalta Nogueira.

A eleição ocorreu após um processo de indicação feito por membros atuais do ACAV. Indicados, os pesquisadores precisaram apresentar uma carta de interesse caso desejassem concorrer à eleição. Em seguida, os membros da Sociedade Americana de Medicina Tropical efetuaram a votação. No caso do pesquisador rio-pretense, haviam três vagas e seis candidatos ao conselho, o que torna ainda mais representativa a eleição.

“É um reconhecimento da Famerp como instituição de liderança, meu como pesquisador e para a virologia brasileira como uma área de excelência na pesquisa de arbovírus. Isso representa as lideranças na área da pesquisa nesse tipo de doença não apenas no Brasil, mas também dentro dos EUA”, salienta Nogueira. O pesquisador fará parte como conselheiro do Comitê Americano de Vírus Zoonóticos e Transmitidos por Artrópodes (ACAV) por quatro anos, até 2025.

Um brasileiro ser eleito por membros norte-americanos é fato raro segundo o profissional. "É muito importante ressaltar que a eleição feita por americanos de um membro brasileiro para compor o conselho do ACAV é um sinal de reconhecimento. Tanto para a pesquisa no Brasil e na Famerp, como também de todo o trabalho que conduzimos aqui em Rio Preto na instituição", afirma o pesquisador.

O diretor geral da Famerp, Francisco de Assis Cury, destacou a grandeza da conquista para a instituição. "A eleição do doutor Mauricio para o comitê de uma entidade tão expressiva como a Sociedade Americana de Medicina Tropical mostra a importância da Famerp no cenário mundial e a capacidade do nosso corpo docente”, frisa.

O Comitê Americano de Vírus Zoonóticos e Transmitidos por Artrópodes (ACAV) trata, além da manutenção de pesquisas e congressos, a assessoria a direção da ASTMH e aos órgãos governamentais dos Estados Unidos e de alcance global, o reconhecimento e treinamento de jovens lideranças, o apoio e assessoria em políticas públicas globais, na área da sistematização de normas e mantém o catálogo mundial desse tipo de microorganismos.

Foto: Arquivo pessoal




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo