Cultura




Nesta quinta-feira, live traz a tradição da música sertaneja raiz


São José do Rio Preto, 11 de fevereiro de 2021 - Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, as tradições sertanejas se unem à tecnologia e ganham destaque com uma live promovida pelo GTR (Grupo Teatral Riopretense) e pelo Grupo Pirilumes. Intitulada “Luar do Sertão –Tradição do Interior de São Paulo”, a live irá apresentar uma coletânea de atividades artísticas com o objetivo de valorizar a cultura sertaneja. A live será transmitida a partir das 18h no canal de YouTube do Centro Social do Estoril.

Manoel Neves Filho, narrador e diretor artístico do Pirilumes, explica que a live procura enaltecer a cultura do interior paulista. “Queremos apresentar música caipira de qualidade, como forma de conservar nossas raízes. Faremos um misto de catira e também apresentaremos a música sertaneja raiz em canto, prosa e poesia, como forma de animar e inspirar o nosso público”, diz Manoel.

A live também contará com apresentação de catira. “Conhecida também como cateretê, a catira é uma dança popular do folclore brasileiro, na qual se marca o ritmo musical com batidas dos pés e mãos dos dançarinos. Na live, ela será executada pelo grupo Os Primos Oliveira, que possui mais de 30 anos de tradição”, destaca.

O grupo Pirilumes conta com músicos experientes nas mais diversas vertentes musicais. “Nesse projeto, queremos resgatar a história do sertanejo raiz em São José do Rio Preto, considerada a capital da música sertaneja e do catira”, conta Manoel.

O Grupo tem em seu elenco: Arsenio S. Nuñez, Edson Pereira Pinto, Jair de Oliveira, Jose Cunha, Julian Vera Dias, Manoel Neves Filho, Marcos Alvares, Valter Furlaneto, Guto Zanoto e Marcelo Alves. Os Figurinos, Produção e Comunicação Visual de Elizangela Gabriel , Marcos Lima e Cyrineu Massucato.

A live é realizada com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto com produção do Grupo Teatral Riopretense. O projeto é apoiado pelo programa Tradição SP, após seleção na chamada pública “Juntos Pela Cultura 2020”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, com gestão e produção da organização social Amigos da Arte. Diversos conteúdos selecionados pelas chamadas são disponibilizados também na plataforma de streaming e video on demand #CulturaEmCasa.

A live será retransmitida, no dia 15 de fevereiro, nos canais da TV Câmara e no canal do Youtube da Prefeitura de Rio Preto.

Serviço
Live “LUAR DO SERTÃO-TRADIÇÃO DO INTERIOR DE SÃO PAULO”
11 de fevereiro, às 18h – ao vivo pelo canal
Centro Social Estoril: https://www.youtube.com/c/CentroSocialEstoril

Foto: GTR (Grupo Teatral Riopretense) e pelo Grupo PirilumesDivulgação




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo