Turismo




Museu do Futebol é opção de passeio para todas as idades


São Paulo, 20 de julho de 2021 - Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol é uma excelente opção de lazer na capital. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, que reúne objetos, imagens e curiosidades sobre o esporte mais popular do planeta, além de, claro, muitos gols. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Há duas exposições em cartaz: o andar térreo atualmente exibe a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, que homenageia a vida e carreira do ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), e os 150 anos da posição de goleiro, que só foi criada alguns anos depois da criação do futebol. Na mostra, os visitantes poderão ver defesas incríveis, conferir luvas e camisas de ídolos da posição e, embaixo de uma trave de tamanho oficial, ter a experiência de ver um jogo da perspectiva do goleiro.

Já a exposição principal é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil. São quinze salas que ocupam 6 mil metros quadrados e instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte da nossa cultura e da nossa identidade.

O passeio começa na Grande Área, uma enorme galeria que reproduz objetos que aludem à memória afetiva do futebol, como álbuns de figurinhas, flâmulas, botões, pôsteres e ingressos antigos. E quem dá as boas-vindas aos visitantes é ninguém menos que Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos.

Entre as salas mais populares estão a Exaltação, onde são projetadas imagens e sons das torcidas brasileiras que levam o visitante a se sentir na arquibancada; Sala Origens, que através de imagens históricas mostra como o esporte bretão chegou e se popularizou no Brasil; e a Sala Copas do Mundo, que mostra as glórias dos cinco campeonatos conquistados pelo Brasil e o contexto histórico de cada uma das edições do Mundial já organizadas pela FIFA.

Preferido das crianças, o último trecho traz a Sala Jogo de Corpo, com as brincadeiras do campinho virtual, e o Chute a Gol, onde o visitante pode medir a velocidade de seu chute.

O visitante também vai conhecer a história do futebol de mulheres, contada no Audioguia Mulheres do Futebol, novo produto do museu. Narrado por Leci Brandão, o audioguia pode ser utilizado durante a visita como uma segunda camada de conteúdo que contextualiza a história do futebol feminino junto com o que o visitante vê em cada uma das salas da exposição principal.

Ao término do percurso, o público pode comprar camisas e outros produtos dos principais clubes do mundo na loja Futebol Super Store e tomar um café no Bubu Restaurante, localizado à direita da entrada do museu. Se for dia de feira na Praça Charles Miller, o visitante pode ainda experimentar a combinação de pastel com caldo de cana em um dos pontos mais famosos da cidade. E não pode ir embora sem tirar uma foto na icônica fachada do Estádio do Pacaembu!

Foto: Museu do Futebol/Divulgação




Últimas Notícias sobre Turismo

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo