Saúde




Ministério da Saúde amplia quarta dose para pessoas a partir de 40 anos


A partir desta segunda-feira (20), pessoas com 40 anos de idade ou mais, que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca podem comparecer a uma das mais de 38 mil salas de vacinação do país para tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Com a inclusão dessa faixa etária, aproximadamente 9 milhões de pessoas deverão se vacinar.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, reforçou que as decisões da pasta são baseadas em critérios científicos. “Hoje o Ministério da Saúde reforça seu caráter sempre vigilante em relação à pandemia da Covid-19. Todas as decisões são baseadas em evidências científicas. É extremamente necessário que a população busque um posto de saúde e, em especial, as doses de reforço”, disse.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Até agora, mais de 6,6 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, convidou a população brasileira a buscar um posto de vacinação. “O motivo de estarmos aqui hoje é muito mais no sentido de convocarmos cada vez mais a população brasileira a procurar um posto de vacinação e tomar a sua vacina para termos uma população cada vez mais protegida. A vacina boa é aquela que é aplicada no braço. Os estudos mostram o efeito protetor que a vacina tem nos casos de complicação e agravamento por Covid-19”.

Nova recomendação
Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação. Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Campanha de imunização
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 518 milhões de doses das vacinas Covid-19, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Com exceção do grupo de 5 a 11 anos, último a ser incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), todas as outras faixas etárias estão com uma cobertura vacinal com a primeira dose superior a 90%. A cobertura com as doses de reforço vem crescendo conforme a inclusão dos grupos. Entre os idosos, por exemplo, a cobertura com a primeira dose de reforço chega a 92,4%.

Reforçar a imunização é importante para evitar casos graves e óbitos por Covid-19, por isso, o Ministério da Saúde busca conscientizar a população quanto aos benefícios da vacinação. Aproximadamente 22 milhões de brasileiros que iniciaram a vacinação contra a Covid-19 estão aptos para a segunda dose. A estimativa para a primeira dose de reforço, indicada para quem tem 12 anos ou mais, é de 62 milhões de pessoas aptas; e aproximadamente 27 milhões, no caso da segunda dose de reforço. Essas pessoas já podem procurar um posto de vacinação e receber o imunizante.

Foto: Freepik / Banco de Imagens




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo