Cultura




Gosta de artes e danças? Em Rio Preto, os Núcleos Municipais de Artes e Cultura estão com inscrições abertas


São José do Rio Preto, 04 de janeiro de 2022 - Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, projeto da Secretaria de Cultura de Rio Preto, estão com inscrições abertas até o dia 13/01, quinta-feira da próxima semana, para matrícula e rematrícula em seus cursos, para o primeiro semestre de 2022. São oferecidas 1.779 vagas para cursos de diversos segmentos artísticos, todos com início das aulas previsto para o dia 17/01, de forma presencial. As inscrições  podem ser feitas presencialmente nos Núcleos (veja lista e endereços abaixo), e também com opção de inscrição on-line, por meio do Portal da Prefeitura, no link: https://www.riopreto.sp.gov.br/nac/. 

Podem se inscrever crianças a partir de sete anos até idosos, sem limite de idade. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições. Os cursos, modalidades, dias e horários das aulas, faixas indicadas e níveis estão disponíveis no link de inscrição.

São oferecidas vagas em cursos diversos nas áreas de Artes Plásticas, Cultura Hip-Hop, Dança, Literatura, Música e Teatro. São diversas turmas, níveis, horários que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrir ou aprimorar aptidões artísticas.

As aulas presenciais, suspensas por mais de 18 meses, foram retomadas no semestre passado, seguindo protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel, higienização frequente dos espaços, instrumentos musicais e materiais de aulas. Os protocolos continuam sendo seguidos também em 2022. 

Linguagens
Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação); Cultura Hip-Hop (Breaking e Rap); Dança (Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Sapateado, Street Jazz e Jazz); Literatura (Sarau Literário e Escrita Criativa); Música (Bateria, Canto Coral, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo) e Teatro (Infantil/Juvenil/Adulto e Dramaturgia).

Os Núcleos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura são: Casa de Cultura Dinorath do Valle (Artes Plásticas, Dança, Literatura, Teatro, Música), Roberto Farath (Artes Plásticas e Música), Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), CEU das Artes Aristides dos Santos (Dança, Cultura Hip-Hop – Breaking e RAP, Música) e Núcleo Santa Cecília (Dança e Música). Ainda para o ano de 2022 pretendemos abrir dois novos Núcleos, nas regiões de Engenheiro Schmitt e Talhado.

Objetivos
O objetivo dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura é a formação, em diferentes graus, de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pelo segmento, de forma livre, de acordo com seu gosto. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira mais continuada, gerando uma integração entre os estágios e planos de aula, e também entre os cursos e instrutores responsáveis por elas.

A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade.

Inscrições presenciais | Endereços dos Núcleo Municipais de Artes

Casa de Cultura Dinorath do Valle
Segmentos artísticos: Artes Plásticas, Dança, Literatura, Música, Teatro
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 120 – Chácara Municipal (ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto)
Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h
Telefone: 3226-3366

Teatro Municipal Nelson Castro
Segmentos artístico: Teatro
Endereço: Avenida Feliciano Salles Cunha, 1020 – Jardim Aeroporto
Horário de funcionamento: 08h às 12h – 13h às 17h
Telefone: 3234-4297

Núcleo Municipal de Artes e Cultura Roberto Farath
Modalidades: Artes Plásticas, Música
Endereço: Rua Elias Gabriel, 458 – Jardim Soraia
Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h
Telefone: 3218-1830

Núcleo Municipal de Artes e Cultura CEU das Artes Aristides dos Santos  
Segmentos artísticos: Dança, Cultura Hip-Hop – Breaking, Cultura Hip-Hop – RAP, Música, Teatro
Endereço: Rua Robson Lopes Diaveiro, s/n – Nova Esperança
Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h
Telefone: 3236-9598

Núcleo Municipal de Artes e Cultura Santa Cecília
Segmentos artísticos: Dança, Música
Endereço: Avenida Tanabi, 3291 - Eldorado
Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h
Telefone: 3236-4506

Foto: Prefeitura de Rio Preto/Divulgação




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo