Rio Preto




Índice de ocupação de leitos de UTI na região de Rio Preto em 70,2% foi fator decisivo para regressão de fase no Plano SP


São José do Rio Preto, 15 de janeiro de 2021 - Toda a região de Rio Preto, que engloba mais de 100 municípios, regrediu nesta sexta-feira, dia 15/01, para a Fase Laranja do Plano SP. O anúncio foi realizado há pouco pelo governo de São Paulo, durante coletiva de imprensa. As mudanças passam a valer a partir de segunda-feira (18).

Também regrediram para a fase laranja as regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté. já a região de Marília regrediu para a fase vermelha.

Na região de Rio Preto, o índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 70,2%. Há uma semana, era de 60%.

Segundo Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, a  regressão foi necessária para conter o espalhamento rápido do coronavírus em todo o estado. "Identificamos que as hospitalizações aumentaram e os leitos de UTI já estão saturados em várias partes do Estado", disse.

Com a regressão para a fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais poderão continuar a funcionar, porém, todas as atividades liberadas podem operar por até oito horas diárias, com capacidade de público em 40%. Todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. O consumo local em bares volta a ser totalmente proibido.

“A meta principal é evitar aglomerações e voltar a reduzir o fluxo de pessoas em horários específicos”, afirmou Patricia Ellen. “O grande objetivo neste momento é reduzir a circulação do vírus. Nós precisamos reduzir aglomerações, e elas acontecem principalmente no período da noite”, acrescentou.

Os critérios de saúde na fase laranja estão mais rígidos. O limite máximo da taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para COVID-19 agora é de 70% em cada região. Também ocorreram mudanças nos indicadores de variação para casos, mortes e internações, com parâmetros para todas as fases do Plano São Paulo. Se a ocupação de UTIs superar 80%, poderá haver recuo para a fase vermelha, com fechamento de atividades.

Até ontem, desde o início da pandemia, foram registrados em Rio Preto 37.756 casos da doença, além de 970 óbitos.

Confira como fica a situação em Rio Preto, com a nova determinação:

Bares - A principal delas diz respeito aos bares, que, nesta fase, devem permanecer fechados, sem atendimento ao público. Esses estabelecimentos são autorizados a realizar entrega a domicílio. Restaurantes e lanchonetes podem funcionar normalmente, desde que a atividade predominante não seja bar, ou seja, quando há predominância de fornecimento de bebidas alcoólicas para consumo no local.

Academias - Pelo Plano São Paulo, as academias ampliam a capacidade de atendimento de 30% para 40%.

Horário de funcionamento - Na fase laranja, o horário de funcionamento de atividades não essenciais fica reduzido de 10 para 8 horas diárias, com horário máximo de funcionamento até as 20h.

Foto: Reprodução Youtube Governo de São Paulo




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo