Saúde




Hospital de Rio Preto vai realizar implante inédito de prótese auditiva


São José do Rio Preto, 21 de julho de 2021 -  No próximo sábado (24), uma cirurgia inédita no interior de São Paulo será realizada no HIORP, hospital especializado em otorrinolaringologia de Rio Preto. Trata-se de um implante de prótese auditiva por condução óssea, liderada pelo Dr. Adriano Guimarães Reis e equipe de fonoaudiologia formada pelas pela Dra. Erica Picoli, ambos do hospital, e Dra. Janaina Bosso, da Hören Soluções Auditivas, representante oficial da fabricante da prótese na região, oferecendo suporte técnico e clínico.

O mesmo procedimento foi realizado pela primeira vez em maio, em Londrina (PR), onde a mesma prótese foi implantada em um adolescente de 14 anos com perda auditiva completa em um dos ouvidos. Em Rio Preto, o paciente não teve sua identificação divulgada.

O aparelho capta os sons do ambiente através de um processador, que transmite digitalmente para o implante, enviando as vibrações até o osso do crânio. O som é processado naturalmente pelo ouvido interno, facilitando a compreensão pelo usuário, pois esse método oferece mais precisão e nitidez na captação.

Após a cirurgia, que dura em torno de 30 minutos, o paciente deverá aguardar entre 30 e 45 dias até a completa cicatrização do local para ativar o implante, procedimento feito pela fonoaudióloga responsável. Entre as vantagens, está a configuração do aparelho via bluetooth, diretamente pelo smartphone.

Fones de ouvido com a mesma tecnologia bluetooth também podem ser usados pelos implantados. Além disso, é possível alterar o volume, a programação e até buscar a localização do aparelho. Com ele, também é possível atender chamadas e ouvir música. “A tecnologia de aparelhos auditivos e implantas está tão avançada que, hoje, a capacidade de adaptação dos pacientes a eles é muito maior do que alguns anos atrás. Todos nós conhecemos pessoas com perda auditiva que já se queixaram de aparelhos, mas hoje a tecnologia é muito voltada para o paciente e seu bemestar”, ressalta dra. Janaina.

Fotos: Banco de imagens/Freepik




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo