Economia




Hipermercados ‘invadem’ Rio Preto e alavancam postos de trabalho


Rio Preto vem registrando nos últimos anos uma ‘invasão’ de grandes redes de supermercados. Investimentos e aumento dos postos de trabalho comprovam potencial da cidade para o setor

por Marival Correa

O segmento econômico do varejo alimentar, notadamente os hiper e as por Marival Correa grandes redes de supermercados, continua erguendo prateleiras em Rio Preto.

O impulso provocado durante a pandemia, em razão do aumento do tempo das pessoas em casa e da restrição de funcionamento de bares e restaurantes, permitiu ao setor superar os efeitos do avanço da Covid na economia sem sobressaltos.

Também permitiu às redes planejar estratégias de expansão e, como consequência direta, alavancar a geração de mais postos de trabalho. Só de 2020 para cá, sete supermercados de grande porte foram inaugurados em Rio Preto. No mesmo período, a expansão do setor no Brasil só fez aumentar. Surgiram no país mais de 1,5 mil novas unidades - o total passou de 91.351 lojas em 2020 para 92,5 mil em 2021.

O faturamento acompanhou o ritmo de alta: de R$ 554 bilhões em 2020 para R$ 611,2 bilhões no ano passado. Valor que representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Um bom empregador

O setor hiper e supermercadista é o maior gerador de postos de trabalho de Rio Preto, atrás apenas das vagas abertas pela indústria. Segundo a Conjuntura Econômica mais recente, de 2021, o estoque de empregos formais para o segmento de “hipers” e supers” é de 5,9 mil contratações (dados relativos a dezembro de 2021), marca já superada pelos investimentos recentes.

“Se formos comparar setor por setor da economia, não tem nenhum que emprega esse número de pessoas por aqui. Tem a indústria como um todo, mas, separadamente, por setor, ninguém emprega mais que o supermercadista”, garante o economista Hipólito Martins.

Assaí anuncia megaoperação

Prova de que a curva de investimentos se mantém em alta é o anúncio de mais uma rede forte a Rio Preto, a Assaí Atacadista. “Os projetos para a implantação da loja Assaí já estão prontos. O edifício terá mais de 14 mil m² de área construída e ocupará um terreno de 30 mil m², em uma área central da cidade”, explica Cesar Augusto Pires Viana, CEO da SuccesPar Real Estate Desenvolvimento Imobiliário, responsável pela implantação do megaempreendimento.

Serão investidos R$ 130 milhões, incluindo os custos com o terreno e a construção. A previsão de entrega é de cinco meses.

Especialista em soluções de desenvolvimento imobiliário e engenharia para grandes redes de atacado, logística e varejo, a SuccesPar adotou, segundo seu CEO, uma série de critérios para definir o local de instalação da unidade da Assaí.

“Escolhemos a área devido à sua localização central e fácil acesso. O atacado de autosserviço atende tanto transformadores (padarias, hotéis, etc) quanto o consumidor final. A SuccesPar fará o BTS (Built to Suit), construindo o ativo para o cliente alugar por um prazo de 20 anos”, diz Viana.

O executivo afirma não ter dúvida de que os investimentos do setor supermercadista seguirão em movimento crescente na cidade pelos próximos anos.

“Rio Preto é uma das cidades mais importantes no interior paulista, sendo um polo de atração para diversos segmentos (comércio, serviços médicos, etc.). Os empreendimentos de atacado de autosserviço têm uma atuação regional, o raio de influência ultrapassa seus limites.

” Outro fator importante, na avaliação do CEO da SuccesPar, é que o atacado de autosserviço tem substituído a compra feita nos hipermercados, pois apresenta preços melhores e, o que faz crescer também o atendimento para o consumidor final.

A rede Assaí teve um crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021 e está presente em todas as regiões do país, com 221 lojas distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal.

No acumulado do ano passado, o lucro líquido ultrapassou R$ 1,6 bilhão, salto de 60,5% em relação a 2020.

À Abras, o presidente da Assaí, Belmiro Gomes, disse, no início deste ano, que a estratégia da companhia é fazer uma mudança de posicionamento no mercado alimentar do país. Para os próximos anos, Belmiro afirmou que a previsão é inaugurar mais de 30 novas lojas e fazer a conversão de até 70 lojas do Extra Hiper. O objetivo da companhia é um faturamento de R$ 100 bilhões e 300 lojas até 2024.




Últimas Notícias sobre Economia

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  2. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo