Saúde




HB e HCM promovem ações para conscientizar sobre importância da higienização das mãos


Nesta quinta-feira, 5, o Hospital de Base (HB) e o Hospital de Criança e Maternidade (HCM) realizaram diversas ações para conscientizar colaboradores, pacientes e visitantes sobre a importância de higienizar as mãos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e neste ano teve o tema “Todos pela Segurança – Higienize Suas Mãos”.

A campanha teve início na segunda-feira e envolveu músicas e brincadeiras nos mais diversos setores do hospital. No refeitório, um equipamento permitia ver quais eram as áreas que estavam sendo esquecidas e precisavam de mais atenção das pessoas – quem passava pelo local utilizava um produto com luminol e passava nas mãos como se fosse álcool em gel; sob a luz negra, os pontos que haviam ficado sem o produto ficavam escuros, mostrando onde ele não havia atingido.

“Por mais simples que pareça, esse hábito representa muito na prevenção das infecções, tanto no ambiente hospitalar relacionado à assistência à saúde, mas também da comunidade. A pandemia trouxe a visão ampla para toda a comunidade do quanto é importante a gente conhecer as medidas de prevenção das infecções”, explica o Dr. Inaldo Júnior, infectologista do Hospital de Base.

O enfermeiro Clinton Fábio Gomes da Silva, do Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) reforça que a higienização das mãos é a maneira mais rápida, eficaz e de baixo custo de prevenir infecções. “Tenho que lembrar sempre de higienizar as mãos em vários momentos de assistência.”

O profissional lembra ainda que o coronavírus não é a única preocupação – gripes, resfriados, diarreias e outras infecções podem ser prevenidos com a lavagem das mãos ou uso de álcool.

Procedimento rápido
Segundo o infectologista Dr. Inaldo Júnior, a higienização das mãos com álcool em gel leva de 20 a 30 segundos apenas e ajuda a salvar vidas em hospitais públicos e particulares. “Ela é capaz e evitar 70% da transmissão de micro-organismos, que são a base para a infecção acontecer. Com uma boa adesão à higienização, a gente evitar muitas mortes por infecção hospitalar. Um gesto tão simples pode evitar uma complicação tão danosa para os pacientes, é muito importante que a gente comemore esse dia para lembrar a todos a importância desse gesto.”

Fotos: HCM/HB Divulgação




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
Ir ao Topo