
O Governo Federal anunciou, na noite desta segunda-feira, dia 21 de março, que decidiu zerar, até o fim deste ano, o imposto sobre importação do café, margarina, queijo, macarrão, óleo de soja, açúcar e do etanol. O objetivo da ação é ajudar na queda da inflação, que ultrapassa 10% nos últimos 12 meses. O resultado será a redução no preço do etanol e de vários outros alimentos, especialmente aqueles derivados do trigo que, desde a guerra na Ucrânia, têm apresentado uma alta expressiva para o consumidor final.
A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária realizada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). No que compete ao etanol, o imposto zerado incide tanto sobre o produto puro e original, vendido separadamente, quanto à composição do etanol que pode ser misturado na gasolina.
"Nós temos uma estimativa que isso poderia levar a uma redução do preço da gasolina da ordem de 20 centavos na bomba. Isso é uma análise estática. Na prática, essa medida vai acabar arrefecendo a dinâmica de crescimento dos preços na ordem de R$ 0,20", disse Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior.
A previsão agora é para que a redução do imposto seja oficializada através de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU), ainda na edição desta quarta-feira, 23.
Foto: FreePik/Banco de imagens
Grupo Muffato anuncia quarta loja em Rio Preto
Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
21/05/2020
Lojas de conveniência, instaladas no mesmo ambiente de postos, não poderão funcionar durante lockdown
Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
17/03/2021
Rio Preto muda horários e dias de funcionamento do comércio e de serviços e implanta mini-lockdown
Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
26/06/2020
Hospital de Base inicia teste pago para o novo coronavírus
Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
04/05/2020
SOLIDARIEDADE
Rio Preto terá Festa das Nações de 16 a 18 de junho
30/05/2022