Economia




Governo Federal zera imposto sobre importação do etanol e de mais 6 alimentos


O Governo Federal anunciou, na noite desta segunda-feira, dia 21 de março, que decidiu zerar, até o fim deste ano, o imposto sobre importação do café, margarina, queijo, macarrão, óleo de soja, açúcar e do etanol. O objetivo da ação é ajudar na queda da inflação, que ultrapassa 10% nos últimos 12 meses. O resultado será a redução no preço do etanol e de vários outros alimentos, especialmente aqueles derivados do trigo que, desde a guerra na Ucrânia, têm apresentado uma alta expressiva para o consumidor final.

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária realizada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). No que compete ao etanol, o imposto zerado incide tanto sobre o produto puro e original, vendido separadamente, quanto à composição do etanol que pode ser misturado na gasolina. 

"Nós temos uma estimativa que isso poderia levar a uma redução do preço da gasolina da ordem de 20 centavos na bomba. Isso é uma análise estática. Na prática, essa medida vai acabar arrefecendo a dinâmica de crescimento dos preços na ordem de R$ 0,20", disse Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior.

A previsão agora é para que a redução do imposto seja oficializada através de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU), ainda na edição desta quarta-feira, 23.

 

Foto: FreePik/Banco de imagens

 




Últimas Notícias sobre Economia

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo