Rio Preto




A praia é logo aqui


Já olhou suas redes sociais hoje? Provavelmente você vai ver no feed ou nos stories uma foto de algum amigo se divertindo na areia. Ele não está na praia. A praia veio até ele. 

Esse é o clima que se encontra nas arenas montadas para a prática de esportes de praia, um novo modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais força na cidade.

O aluguel de quadras para a prática de futevôlei, beach tênis e vôlei de areia tem se mostrado promissor para empresários do ramo. Quem investiu nesse tipo de negócio mesmo em meio à pandemia tem colhido bons frutos e já traça planos de expansão. 

São pelo menos três arenas em Rio Preto e outras quatro na região, que registraram expressivo aumento na procura por esses esportes, principalmente o futevôlei e beach tênis. 

Interessados em agendar uma quadra no Sambar Beach Space, por exemplo, precisam reservar com uma semana de antecedência. O espaço construído para esportes na areia conta com três quadras de futevôlei, uma quadra de beach tênis e uma de vôlei de areia. 

A procura é tamanha que os proprietários já estudam ampliação, com a construção de mais cinco quadras, totalizando dez quadras de areia. 

“Vimos nosso faturamento aumentar 50% com os esportes ao ar livre. A procura está gigantesca, por isso vamos ampliar”, conta Renato Daruiz, 32 anos, um dos proprietários do Sambar Beach Space.

Os amigos corretores Fernando Santos, 33 anos, e Bruno Porto, 33, por exemplo, jogam futevôlei toda semana. “Tivemos de parar com o futebol por conta da pandemia. Foi quando conhecemos o futevôlei”, diz Fernando. 

Beach tênis em alta
O beach tênis também invadiu Rio Preto. Inaugurada há pouco mais de um ano, a franquia de Rio Preto da Escola do Guga já não dá conta de atender a demanda, por isso a estrutura será ampliada. 

A escola foi aberta em janeiro de 2020 e mesmo tendo ficado quatro meses fechada por conta da pandemia registrou grande procura de alunos. São três quadras de tênis e uma de beach tênis. Apesar de a franquia ser conhecida mais pelo tênis, o beach tem feito grande sucesso. 

“Temos aula o dia todo, de segunda a sexta-feira. A agenda está lotada. Aos sábados, abrimos para que os alunos joguem de maneira gratuita e vamos começar a alugar também aos domingos”, conta Adriano Camargo, um dos proprietários e coordenador de beach tênis da franquia da Escola do Guga em Rio Preto. 

Nos próximos meses, a escola deverá passar por uma ampliação. “Precisamos de pelo menos mais duas quadras cobertas de beach tênis, mas para o próximo ano acredito que teremos de chegar a sete quadras para atender a demanda. O beach tênis é um dos esportes que mais crescem no País”, explica.

Hobby vira negócio
Em 2018, antes de virar uma febre na cidade, quando não havia arenas próprias e o futevôlei era praticado somente em quadras de condomínios ou clubes, Tiago Viagna, 37, resolveu montar sua própria arena para jogar com os amigos.

Deu tão certo que a Arena Vigna chegou até a receber campeonatos de futevôlei, com a participação de 32 duplas de toda a região.
 
Com o crescimento do esporte, ele passou a emprestar - por um valor que cobrisse as despesas com energia e manutenção - a quadra para outros amigos. Atualmente, a Arena Vigna recebe partidas de futevôlei todos os dias e está em fase de expansão. A partir de junho, serão quatro quadras para alugar.  

“Fiz a arena sem nenhuma pretensão comercial. Era apenas para jogar com os amigos mesmo. Com a pandemia, muitos começaram a pedir para jogar nela. Agora todos os dias tem turma jogando, de domingo a domingo”, diz. 

Areia que não esquenta
Fã de futebol, mas com receio de continuar praticando após duas lesões no joelho, o empresário César Garetti Filho, 32, descobriu no futevôlei uma forma prazerosa de se adaptar para jogar seu esporte favorito.

Começou jogando com os amigos em condomínios, fez aulas, até que decidiu construir sua própria arena. A quadra fica na propriedade da família, em Neves Paulista. “É um esporte apaixonante. Resolvi até fazer a quadra para poder jogar tranquilo, colocar uma música e até poder fazer um churrasco sem incomodar outras pessoas”, diz. 

O espaço foi pensado nos mínimos detalhes, até mesmo a escolha da areia. Trazida do município de Descalvado, a areia Jundu é perfeita para a prática do futevôlei. Mesmo com sol escaldante, ela não esquenta e ainda se mantém úmida por baixo. 

A arena foi inaugurada em dezembro do ano passado e contou até com a presença do ex-jogador do São Paulo, Dagoberto. 

Fotos: Elton Rodrigues




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo