Fino Sabor é o grande campeão do Comida di Buteco de Rio Preto


Com uma porção de barquinha recheada de grão de bico com carne desfiada e cobertura de queijo, cerveja gelada e um atendimento diferenciado, o Fino Sabor levou nesta segunda-feira, dia 16/05, o título de Melhor Buteco na competição Comida di Buteco. Em segundo lugar ficou o Boteco do Marcinho, e em terceiro, o Fidelis Bar da Sombra.

Realizado entre os dias 8/4 e 1/5, em Rio Preto e Mirassol, o concurso teve 16 bares participantes, sendo oito estreantes e oito veteranos. Em todo o Brasil, foram quase 800 butecos participando em 21 praças diferentes. Além do petisco, o público e jurados avaliaram também as categorias de atendimento, higiene e temperatura da bebida.

O tema deste ano foi Buteco Vive”, que celebrou a cultura e a raiz brasileira. A escolha teve como motivação o esforço, garra e superação que foram necessários ao comércio para se manter nos últimos anos devido à pandemia. O segmento de bares e restaurantes foi um dos mais afetados - cerca de 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas entre 2020 e 2021.

Os vencedores foram escolhidos pelo público e por um corpo de jurados convidados, com votos auditados. O primeiro lugar recebeu um kit com balde, taças e uma garrafa de champanhe. Todos os colocados também levaram um troféu personalizado do "Comida Di Buteco".

Com o resultado, o Fino Sabor irá para a segunda fase do concurso e participará do prêmio nacional. Nessa etapa, que acontece em junho, uma nova comissão de jurados visita os campeões de cada município para eleger os melhores de cada Estado.

Para Bruna Barusselli, coordenadora regional do Comida di Buteco, a competição de 2022 foi a retomada pós-pandemia. "Essa edição foi muito especial e positiva, tivemos o dobro de pessoas passando pelos bares, os proprietários ficaram muito satisfeitos", afirmou.

Campeões
A escolha do Fino Sabor para o Comida di Buteco deste ano foi influenciada pela memória de infância de Rodner Roberto Rodrigues, proprietário do bar. “Investi numa receita que minha vó, dona Benedita, sempre fazia para nossa família”, lembra. “Esse prato é muito especial para nós, pela história e tradição que carrega em cada ingrediente. Para o concurso, fizemos um incremento na receita original”, conta.


Fino Sabor competiu com porção de barquinha recheada de grão de bico com carne desfiada e cobertura de queijo

Esta foi a quarta vez que o veterano Fino Sabor participou do Comida. “As expectativas para este ano foram as mais positivas possíveis. Vários aspectos são transformados a cada participação nossa no concurso. Ganhar mais visibilidade a conquistar mais clientes estão entre elas”, diz o dono do estabelecimento.

O segundo colocado, Boteco do Marcinho, era estreante na competição. Com um estabelecimento localizado na Vila Anchieta, bairro tradicional de Rio Preto, competiu com o lombinho caipira. Dona Francisca Soares, mãe de Márcio Gleike, proprietário do bar, foi a grande fonte de inspiração para a escolha do prato de estreia no concurso. A receita era o prato mais esperado nos encontros típicos da família. “A aposta surgiu da receita que minha mãe sempre fazia em nossos encontros familiares. Para o concurso fizemos algumas mudanças para dar uma ‘turbinada’ no prato”, conta. Batatas rústicas e molhos feitos exclusivamente pela casa são algumas das “licenças poéticas” trazidas para dar ainda mais forma à união de sabores do prato.


Boteco do Marcinho, que ficou em segundo lugar na competição, também levou prêmio no Desafio Seara

Inaugurado em fevereiro do ano passado, o Boteco do Marcinho conseguiu superar os desafios do auge da pandemia. “Foi um cenário muito difícil, mas conseguimos driblar os obstáculos que apareceram na época. Com minha experiência em administrar e gerenciar estabelecimentos, pudemos vencer este período árduo”, diz.

Já o croquete aberto de mandioca com carne de porco foi a aposta do Fidélis Bar da Sombra, que garantiu o terceiro lugar na disputa do Comida di Buteco 2022 em Rio Preto. Em sua segunda participação no evento, conta que também se inspirou em suas memórias afetivas para a criação do prato. “Essa receita é uma lembrança de infância. Minha mãe fazia muito em casa nos finais de semana”, conta Marcio Fidélis. “A única mudança é que a receita original era um croquete fechado. Para o concurso, decidimos fazer o croquete aberto”, diz.


Fidelis Bar da Sombra se inspirou em receita tradicional da família para desenvolver petisco que ficou em terceiro lugar na competição

Inaugurado há quase seis anos, o boteco surgiu por meio da experiência em vendas que Fidélis adquiriu em sua vida profissional. “Sempre trabalhei na área de vendas em grandes empresas, como Ambev. Quando fiquei desempregado, surgiu a oportunidade de abrir um buteco.” Desde então, o Fidélis Bar da Sombra é administrado pela família: ele; sua mãe, Cleide Fidélis; Elaine Cardoso, sua esposa; e Ana Luisa, filha do casal.

Com sua primeira participação do concurso, muita coisa mudou. “Foi incrível. Ganhamos mais visibilidade e, consequentemente, mais clientes”, diz.

Desafios
Além do tradicional petisco, parte dos bares de Rio Preto e Mirassol também competiram neste ano em outros três desafios - o Desafio Seara, onde poderiam criar um prato que levasse linguiça calabresa da marca; o Desafio Incrível, em que a proposta era criar um prato à base de carne moída vegetal, da linha Incrível, também da Seara, e o Desafio da Caipirinha Perfeita, em parceria com a Reserva 51, em que deveriam apresentar uma caipirinha de limão, com a bebida da marca.

No Desafio Seara participam 13 bares - Boteco do Marcinho ficou em primeiro, com o 'Caldo de mandioquinha com calabresa seara e bacon' e o Fino Sabor em segundo, com a porção 'Torradinha Temperada com calabresa e queijo mussarela derretida e cebola agridoce'. O Desafio Incrível ficou para o Khea Thai, como seus mini burguers. Já no Desafio Caipirinha Perfeita participam 14 bares e o campeão foi o Gambófa, que também terá sua receita competindo no nacional da categoria.

Fotos: Elton Rodrigues




Últimas Notícias sobre

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Rio Preto terá Festa das Nações de 16 a 18 de junho
  5. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
Ir ao Topo