Cultura




Teatro de bonecos abre programação no Espaço Fábrica de Sonhos em Rio Preto


Espetáculo ‘Maria dos Ceus’, da Cia. Fios de Sombra, será hoje, às 19h, pela programação do 19º Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato

O teatro de bonecos “Maria dos Céus”, da Cia. Fios de Sombra, de Campinas/SP, abriu nesta segunda-feira (13/1) a programação de peças no Espaço Fábrica de Sonhos, pela programação da 19ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”. 

A peça conta a história de uma senhora que desde pequena semeou e colheu o tipo de amizade mais pura e verdadeira que pode existir, sempre compartilhando seus momentos mais mágicos e tendo como retribuição de todo o carinho e cuidado as cores mais vivas e vibrantes que seus olhos podiam ver, até que um dia a sua maior preocupação passa a ser olhar para os céus.

Os ingressos de todos os espetáculos no Espaço Fábrica de Sonhos serão disponibilizados com uma hora de antecedência do início da peça, ou seja, a partir das 18h, no próprio local de apresentação. O Espaço Fábrica de Sonhos fica na Rua: Frederico Navarro da Cruz, nº 37, Vila Ercilia, em Rio Preto. Mais informações pelo (17) 99167-4300.

A 19ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é uma realização da Cia. Fábrica de Sonhos e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo, com produção do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e apoio do Sesi/SP. 

Considerado um dos maiores eventos culturais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, a 19ª edição do festival tem como objetivo de oferecer uma programação com acessibilidade para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiências visuais e auditivas. Para isso, os espetáculos contarão com intérprete de libras e audiodescrição.

Dos 174 espetáculos inscritos, de artistas e coletivos de nove estados brasileiros, foram selecionadas 12 produções de oito cidades brasileiras: São José do Rio Preto/SP (2), Sertãozinho/SP (1), Campinas/SP (2), São Paulo/Capital (2), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio do Sul (SC) e Nova Iguaçu (RJ). A curadoria do festival foi realizada pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. 

Atividades formativas
As atividades formativas são realizadas no formato podcast, com retransmissão online e ao vivo pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. Essas atividades também terão interpretação em libras.“Artistas e coletivos de todo o Brasil apresentam os seus trabalhos e participam de um intercâmbio de conhecimento relacionado à produção teatral para as crianças no Brasil”, afirma a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.

Ainda de acordo com Drica, o grande diferencial do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato’ está no acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população. “Toda a programação do festival é ofertada de forma gratuita, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e, por consequência, para a arte de modo geral”, enfatizou.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS GRATUITOS

LOCAL: ESPAÇO FÁBRICA DE SONHOS
13/1 (segunda-feira), às 19h
Espetáculo: “Maria dos Céus”
Grupo/Artista: Cia. Fios de Sombra
Cidade: Campinas/SP

14/1 (terça-feira), às 19h
Espetáculo: “Travessias da filha do Ganga por Pindorama”
Grupo/Artista: Cia. Pardini
Cidade: Nova Iguaçu/RJ

17/1 (sexta-feira), às 19h
Espetáculo: “Sobre Caixas”
Grupo/Artista: Teatro Dori
Cidade: Rio do Sul/SC

18/1 (sábado), às 19h
Espetáculo: “Tempo de passar passarinho”
Grupo/Artista: Rabugentos Cia Teatral
Cidade: Sertãozinho/SP

LOCAL: CENTRO CULTURAL SESI RIO PRETO

15/1 (quarta-feira), às 15h
Espetáculo: “La Trattoria”
Grupo/Artista: Los Circo Los
Cidade: São Paulo/SP

16/1 (quinta-feira), às 15h
Espetáculo: “Tistu, o menino do dedo verde”
Grupo/Artista: MRG Produções Artísticas
Cidade: Curitiba/PR

17/1 (sexta-feira), às 15h
Espetáculo: “Da terra à lua”
Grupo/Artista: Sabre de Luz Teatro
Cidade: São Paulo/SP

18/1 (sábado), às 15h
Espetáculo: “O patinho feio”
Grupo/Artista: Trupe Investigativa Arroto Cênico
Cidade: Nova Iguaçu/RJ

19/1 (domingo), às 15h
Encerramento: Show “Parlendas” 
Grupo/Artista: Relicário de Canções
Cidade: São José do Rio Preto/SP

Foto: Ricardo Lima/Divulgação




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  2. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo