Rio Preto




Famerp e Prefeitura renovam parceria no projeto Gato de Botas


São José do Rio Preto, 07 de outubro de 2021 – O projeto Gato de Botas, que atende crianças do Ensino Fundamental de Rio Preto com dificuldades de aprendizagem, vai continuar. A Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) renovou com a Prefeitura o convênio para a sequência do trabalho, iniciado em 2001. Com isso, os mais de 100 alunos atendidos atualmente na unidade escolar Gato de Botas, no bairro Vila Redentora, continuarão normalmente a receber os cuidados de profissionais da saúde e professores especialistas para complementação ou suplementação pedagógica.

Todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino que apresentam ou mesmo se queixam de dificuldade na hora de aprender são encaminhadas para o projeto Gato de Botas. Lá, elas são avaliadas - de forma individual - por profissionais da Famerp a fim de se identificar as dificuldades e elaborar a partir delas o plano de aprendizagem.

Segundo o diretor geral da Famerp, Dr. Francisco de Assis Cury, o Gato de Botas é um programa essencial de apoio às crianças do Ensino Fundamental e por isso precisa ser mantido. “É um programa que tem provado seu valor no tempo, atendendo muito bem as crianças que mais necessitam”, diz.

A prof. dra. Leda Maria Branco da Famerp, chefe do departamento de Psicologia da Famerp, faz questão de destacar a dimensão dele para todos os envolvidos. “Esse projeto é extremamente importante. Tanto para a comunidade como para a Famerp, que tem um papel fundamental de oferecer serviços para a comunidade. No Gato de Botas esses serviços vão ser prestados por nossos alunos do quarto e quinto ano de Psicologia. Supervisionados por um professor, eles farão as avaliações e o atendimento dessas crianças".

A capacidade de atendimento na unidade é de até 250 crianças. Atualmente, são acolhidos pelo projeto Gato de Botas 107 alunos da rede municipal de ensino nesta que é uma parceria da Famerp com profissionais da prefeitura, celebrada pela coordenadora.

"É preciso destacar que os profissionais da prefeitura colaboram muito com a gente. Há uma estreita contribuição entre a equipe do Gato de Botas, que é extremamente capacitada, e a Famerp, no sentido de atender a comunidade e de formar profissionais de qualidade para os serviços de saúde", destaca Leda Maria Branco.

O programa também tem como objetivos atuar na formação de profissionais para as diversas áreas, oferecer suporte pedagógico para professores, coordenadores e diretores de escola, apoiar e orientar as famílias, oferecer cursos, simpósios, jornadas e palestras sobre distúrbios de aprendizagem, contribuir com a pesquisa científica na busca por novas estratégias para tratamentos na área, além de oferecer atividades complementares para as crianças nas áreas de esporte, música e artes, em parceria com faculdades e a comunidade.

Foto: Famerp/Divulgação




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo