Esporte




Exemplo de gestão esportiva, Mirassol FC sonha com a elite do futebol nacional


Por Carlos Cristal

Campeão Brasileiro da Série C em 2022, o Mirassol Futebol Clube vive a sua melhor fase desde que foi fundado, em 1925. São muitas as explicações para o sucesso do time. Investimentos nas categorias de base, estruturação e construção de um dos maiores Centros de Treinamentos do interior paulista e uma diretoria comprometida com o crescimento e o protagonismo no cenário nacional elevaram de vez o nome do time e da cidade à elite do futebol.

A história começou a mudar de rumo com a estreia na primeira divisão do Campeonato Paulista, em 2008. De lá para cá, o clube só deixou de disputar o torneio em três temporadas. Em 2017, um sonho antigo do presidente Edson Ermenegildo se concretizou: a construção do Centro de Treinamento. Com uma área de 50 mil metros quadrados, o CT conta com quatro campos para treinamentos, academia, sala de recuperação, alojamentos, refeitório e outros benefícios para os atletas profissionais e da base usufruírem.

Nos últimos anos, no entanto, com as participações no Campeonato Brasileiro, subindo degrau a degrau, foi que o Mirassol começou, de fato, a atrair as atenções – o que vem se refletindo no número crescente de patrocinadores de peso.

Depois de ser campeão do Campeonato Brasileiro da série D, em 2020, o “Leão” (como o time é conhecido) não fez boa temporada no seu primeiro ano na Série C. Mas o clube não se abalou e na temporada deste ano liderou toda a primeira, garantiu o acesso e ainda foi campeão em cima do Aparecidense de Goiás. Uma temporada perfeita, corada com o feito inédito de disputar em 2023 o Campeonato Brasileiro da série B, último degrau antes da elite do futebol nacional.

"Construímos um patrimônio.
O Mirassol hoje é uma marca forte."

Edson Ermenegildo, presidente do clube


Técnico Ricardo Catalá com o presidente do clube, Edson Ermenegildo

Finanças em dia
O Mirassol Futebol Clube é presidido há 28 anos pelo empresário Edson Ermenegildo, atual prefeito da cidade. “Em 1994, eu era vereador e presidente da Câmara. A pedido do prefeito da época, assumimos a presidência do clube. Naquele tempo, o time dependia de subvenção social, uma verba vinda do executivo aprovada pela Câmara para manter o clube ativo. Mudamos isso ao longo do tempo. Hoje a equipe profissional não recebe um centavo e se sustenta com sua própria receita”, afirma o cartola.

Para ele, o sucesso do clube é resultado de uma boa gestão e estabilidade financeira. “O Mirassol não tem dívidas. Seja trabalhista, jurídica ou com seus fornecedores. Honramos todos os nossos compromissos. Esse é o segredo que fica de recomendação para outros clubes outros clubes. O nosso projeto é atrativo para atletas que buscam um clube sério, pois nossa folha de pagamento é em dia. Isso facilita a composição do elenco para disputar as competições”, diz.

O time vem se reforçando para a temporada 2023. Uma das contratações de peso recentes foi a do atacante Luan, campeão da Libertadores pelo Atlético Mineiro.


Campeão da Libertadores pelo Atlético-MG, Luan é um dos reforços para a temporada

Patrocínio forte
Com o clube disputando campeonatos importantes, não é só a torcida tem abraçado a equipe, lotando o estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, nos jogos decisivos. A forte exposição de marca do time tem atraído a atenção de parceiros e patrocinadores.

“Nenhum empresário investe seu dinheiro onde ele não acredita que vai ser bem usado. Passar essa confiança a nossos parceiros é primordial. Conseguimos essa credibilidade do comércio. Temos patrocinadores há 20 anos que nunca deixaram de estar conosco, por exemplo. E essa parceria é rentável para ambos. A exposição de mídia que a empresa patrocinadora de clubes de futebol tem seria 10 vezes mais cara se fosse comprada diretamente. Ou seja, os clubes se tornaram um órgão de divulgação de marcas importantíssimo também”, salienta o presidente, Edson Ermenegildo.

Atualmente, o Mirassol conta com 15 patrocinadores, entre os quais empresas como Poty, Ecori, Constru-sol, Cozimax, Kodillar, Construtora Pacaembu, Lumavi, MTech, entre outras.


Camilo, estrela do time, mantido para a disputa da Série-B

Rumo à Série A?
Apesar do passado recente e presente extremamente positivos, os planos para crescimento da equipe são muito maiores. Disputando competições com calendário anual, como o Brasileiro da série B, o Mirassol consegue montar um elenco ainda mais competitivo. “Trabalhamos sempre com meta. Nossa primeira meta foi ficar na primeira divisão do campeonato paulista durante os anos e inserir o clube no cenário nacional, para ter um calendário anual, e conseguimos. Nossa vontade é permanecer na série B, preparando um time forte e competitivo pra competição. Mas, se Deus nos ajudar, quem sabe a gente não consegue beliscar uma vaguinha na Série A. Se deixar a gente chega lá”, brinca Edson Ermenegildo.

O presidente diz ter ainda muitos objetivos a alcançar. “Construímos um patrimônio. O Mirassol é uma marca forte hoje. Temos um CT belíssimo, que ninguém tem no Interior, sem dívidas. Acreditamos que, no futuro, vamos RUMO À SÉRIE A? precisar de uma arena, um espaço multiuso para receber os jogos com nossa torcida, que cresce cada vez mais, com estacionamento, bares, lanchonetes, lojas e outros atrativos para a família...” Um Leão que ruge cada dia mais alto.

Confira a entrevista com o dr. Edson Ermenegildo:

Fotos: Elton Rodrigues | Produção audiovisual: Comunic Comunicação Estratégica




Últimas Notícias sobre Esporte

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  2. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo