Mercado




Escola de Inovadores seleciona ideias de empreendedorismo


São José do Rio Preto, 10 de março de 2021 - O Centro Paula Souza (CPS) está com as inscrições abertas para a 12ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS com objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups. Para participar, é necessário apresentar uma proposta de empreendedorismo que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 26 de março no site inova.cps.sp.gov.br.

O curso em formato online tem duração de 40 horas, distribuídas por dez aulas semanais, ministradas por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que atuam como agentes de inovação. Entre os temas abordados estão atitude empreendedora, legalização empresarial, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante também conta com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional. Confira edital.

Ao final, os projetos de startups serão apresentados a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios. 

"O curso pretende capacitar os selecionados em algumas ferramentas de desenvolvimento de negócios, bem como dar mais consistência aos sonhos de quem pretende empreender - seja como funcionário, seja como empreendedor para abrir seu próprio negócio. Sabemos que existe o empreendedorismo por necessidade, mas o quanto pudermos auxiliar e orientar para que esses negócios sejam abertos com menos risco, melhor. Não dá hoje, pra colocar dinheiro bom e negócio ruim. Mas para chegar a isso, temos que ter um conjunto de ferramentas que, sem custo, podem auxiliar a enxergar melhor a ideia e realmente transformá-la em um negócio", afirma Liszeila Martingo, docente da Fatec Rio Preto e Agente de Inovação da Assessoria de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza.

Inovadores digitais
Fazem parte da iniciativa, 52 unidades do CPS de diferentes localidades. No momento da inscrição, o interessado deve escolher a mais próxima de sua residência. Estão entre as opções, Etecs e Fatecs das cidades de Americana, Araçatuba, Bauru, Capão Bonito, Capital (Bom Retiro, Campos Elíseos, Cidade Tiradentes, Jardim Ângela, Paraisópolis, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Guilherme e Vila Leopoldina), Casa Branca, Cerquilho, Cotia, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Francisco Morato, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jaboticabal, Jaú, Jundiaí, Leme, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Piedade, Pindamonhangaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Quatá, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São Sebastião, Sumaré, Tatuí e Taubaté. Inscreva-se

Serão selecionadas de 15 a 20 propostas – com até três integrantes cada uma – por unidade. A lista de aprovados será divulgada no dia 29. As atividades ocorrem entre os dias 10 de abril e 26 de junho. 

Trilha de Empreendedorismo
A Escola de Inovadores integra o programa Trilha de Empreendedorismo e Inovação, que também conta com o portal Vitrine Inova CPS e o programa intensivo de aceleração Acelera Inova CPS. O site apresenta os 50 melhores projetos de negócios desenvolvidos no curso para serem conhecidos e avaliados por mentores, investidores e possíveis parceiros. As dez iniciativas de maior destaque participam do Acelera Inova CPS.

"A Escola é para alunos e ex alunos (egressos), mas também para a Comunidade em Geral. Não exige escolaridade. Mas que a pessoa tenha condições de compreender o que é passado. Tanto que os alunos de Etec que participam, estão no colegial (Ensino Médio), afirma Liszeila Martingo.




Últimas Notícias sobre Mercado

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo