Economia




Empreendedores têm nova opção para aberturas de empresas


São José do Rio Preto (SP), 14 de outubro de 2021 – A partir deste mês de outubro, empreendedores terão uma nova opção para abertura de empresas, por meio da SLU (Sociedade Unipessoal Limitada), que entrou em vigor pela Lei 14.195, em substituição a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Na prática, a nova modalidade oferece a mesma segurança jurídica que uma sociedade, mas permite que a empresa tenha um único sócio e sem a necessidade de um valor mínimo de capital social, algo que era uma das desvantagens da EIRELI.

“Esta é uma das principais vantagens da SLU, em comparação com o formato antigo. Na prática, somam-se todos os benefícios que já existiam, mas sem a necessidade de um capital mínimo de 100 salários mínimos. Existem ainda outros benefícios que contribuem para essa facilidade”, explica José Eduardo Rissi, contador e diretor da Rissi Contabilidade Médica.

Com relação aos tributos, Rissi explica ainda que não terão mudanças com a nova modalidade, já que serão os mesmos da Eireli e das empresas limitadas, com possibilidades de se enquadrarem em regimes como o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. “Neste ponto não vemos ainda mudanças por agora”.

Para quem tem empresa EIRELI aberta, não há necessidade de se preocupar. “Todas serão transformadas automaticamente em Sociedades Limitadas Unipessoais, independentemente de qualquer alteração no seu ato constitutivo. Porém, é importante ter acompanhamento de um profissional de contabilidade para que os processos burocráticos estejam sempre sob controle”, diz Rissi.

Foto: Divulgação/Rissi Contabilidade




Últimas Notícias sobre Economia

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo