Política




Eleitores poderão registrar seu voto a partir das 7h


Além disso, eleitores de 60 anos ou mais, que são parte do grupo de risco, terão um horário determinado para votar

As eleições municipais de 2020 terão uma hora a mais para os eleitores registrarem seu voto. Assim, os cidadãos aptos a participar do pleito poderão ir às urnas das 7h às 17h tanto no primeiro turno quanto no segundo, nas cidades em que for necessário. A decisão de ampliar o horário foi anunciada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, influenciada pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo Barroso, a ampliação do horário tem a intenção de garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e de tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, o TSE definiu que pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus, terão um horário de votação preferencial que vai das 7h às 10h.

O ministro Barroso afirmou que a antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18 h - atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). "Após ouvirmos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que este horário será de 7 horas da manhã às 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência."

Barroso lembrou ainda que o TSE adotará "todas as medidas possíveis e razoáveis" para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação. Ele lembrou que um grupo de empresas e de entidades de classe doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções de todo o país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil




Últimas Notícias sobre Política

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo