
O curso "Corta para" prevê 16 aulas gratuitas com os profissionais Filipe Leon (RJ) e Daniel Veiga (SP), as inscrições estão abertas para quem deseja aprimorar o conhecimento no audiovisual
Comemorando os 20 anos de trajetória com atividades em diversas linguagens, a Companhia Hecatombe abre as inscrições do projeto “Corta para”, que nos meses de abril e maio, oferece de forma gratuita e online dois cursos voltados à formação audiovisual. De 8 de abril a 28 de maio, o público de Rio Preto poderá participar dos módulos de Roteiro, conduzido por Daniel Veiga, e de Assistência de Direção, com Filipe Leon, ambos com tradução em Libras.
As aulas acontecem via Zoom, toda terça-feira (Assistência de Direção) e quarta-feira (Roteiro), das 19h às 21h. Os cursos, com certificação ao final, são uma excelente oportunidade para quem deseja se aprofundar nas linguagens e práticas do audiovisual. As inscrições podem ser feitas através do Linktree (https://linktr.ee/ciaheca) localizado na bio do instagram da Companhia Hecatombe (@ciahecatombe).
Segundo o diretor e dramaturgo Homero Kaneko, os cursos têm o intuito de capacitar os interessados em atuar como roteiristas ou auxiliares de direção no ramo do audiovisual, tendo a experiência de profissionais atuantes no mercado. "Trouxemos para esses cursos profissionais que estão na linha de frente do audiovisual, atuando nas grandes capitais e em produções de destaque. A ideia é oferecer nos cursos os embasamentos necessários que são utilizados dentro do universo do audiovisual e uma visão realista do que é o dia a dia dessas profissões", complementa Kaneko.
O curso de Roteiro, com Daniel Veiga, tem como foco os fundamentos da escrita para o audiovisual. Ao longo de oito encontros, os participantes aprenderão sobre estrutura narrativa, criação de personagens, construção de cenas e formatação profissional. Além disso, serão abordados aspectos como o impacto do tempo na narração, essencial para a construção de roteiros para cinema, TV e streaming. O curso também é indicado para quem deseja entender as técnicas que permeiam a escrita de histórias audiovisuais e aprimorar suas habilidades.
Daniel Veiga é roteirista, dramaturgo e ator, com uma sólida trajetória nas artes cênicas e no audiovisual. Com passagens por importantes produções de TV, como o Canal Multishow e o Canal Paramount, ele também se dedica ao ensino, sendo coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André e professor de dramaturgia na SP Escola de Teatro e na AIC - Academia Internacional de Cinema. Veiga também é criador da oficina “Narrativas Trans no Audiovisual”, além de atuar como curador de concursos de roteiro, como o FRAPA.
O módulo de Assistência de Direção, ministrado por Filipe Leon, será uma imersão no processo de produção audiovisual, focando especialmente no papel da equipe de direção. Os participantes aprenderão sobre a construção de um filme desde a concepção da ideia inicial até a execução das filmagens. Leon apresentará documentos reais de projetos cinematográficos e explicará a dinâmica da comunicação entre as equipes de direção e outras áreas envolvidas na produção.
Filipe Leon, carioca de 29 anos, possui uma vasta formação acadêmica e prática. Graduado em "Artes Cênicas/Direção Teatral" pela UFRJ e "Cinema e Audiovisual" pela UNESA, ele é assistente de direção desde 2019 e acumula experiências em importantes projetos audiovisuais, como as séries O Pico da Neblina, Independências e Impuros, além de filmes como Me Tira da Mira e Desapega. Filipe também teve passagem por emissoras de TV, como Globo e Record, e trabalhou em clipes da cantora Anitta.
Hecatombe em circulação com dois espetáculos
Em abril, além dessas atividades de formação, a Companhia Hecatombe realiza apresentações de seus espetáculos teatrais “Longos Anos”, no Teatro Sesi "Waldemar de Oliveira Verdi", dia 11/4, às 20h, gratuito, e “Kamikaze” - novo espetáculo da cia. em parceria com os Clowns de Shakespeare (Natal/RN) - no Teatro do Sesc dia 19/4, às 20h, com ingressos já disponíveis no App Credencial Sesc e nas bilheterias de todas as unidades do Sesc no estado de SP. As atividades fazem parte da comemoração dos 20 anos de trajetória da Companhia Hecatombe, que estreia ainda neste ano o espetáculo ØDISSE.IA.
Sobre Daniel Veiga
Daniel Veiga é roteirista, dramaturgo e ator. Vindo das artes cênicas, dirigiu teatro entre 2009 e 2016. Atualmente é coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André, professor de dramaturgia da SP Escola de Teatro, professor de roteiro da AIC - Academia Internacional de Cinema e da Escola Célia Helena. É também coordenador pedagógico do curso Dramaturgia Pluriversal LGBTQ+ pela Escola Itaú Cultural (Cinema e Teatro). Também é criador da oficina de roteiro Narrativas Trans no Audiovisual, atualmente acontecendo no Museu Lasar Segall. Como roteirista, passou pelo Canal Multishow e pela Sala Narrativas Negras do Canal Paramount, além de ter projetos autorais e fazer curadoria de concursos de roteiro como FRAPA.
Sobre Filipe Leon
Filipe Leon é carioca, tem 29 anos e é formado em “Artes Cênicas/Direção Teatral” pela UFRJ e “Cinema e Audiovisual” pela UNESA. Se dedica ao teatro/cinema desde os 9 anos de idade, onde realizou cursos livres nas instituições: O Tablado, CAL, CN Artes, Arte Grimberg, Grandes Atores e Wolf Maya. Hoje, atua como assistente de direção no audiovisual desde 2019 onde trabalhou com diretores como Fernando Meirelles em “O Pico da Neblina - Segunda Temporada” (2021) , Luiz Fernando Carvalho na minissérie “Independências” da TV Cultura (2022), Hsu Chien nos filmes “Me Tira da Mira”, “Desapega”, “De Repente Miss” e “Um Dia Cinco Estrelas”, (2020 - 2022) André Novais em “O Pico da Neblina - Segunda Temporada” (2021), Tomás Portella em “Impuros - Quinta e Sexta Temporada”, longa-metragem “Overman” e seriado “Capoeiras” (2022-2024), Igor Verde em “Capoeiras (2023-2024), Cláudio Torres em “Velhos Bandidos” (2024) e René Sampaio e Tatiana Fragoso em “Impuros - Quinta e Sexta Temporada” (2022-2025). Também fez três clipes da cantora Anitta, que englobam o EP “A Favela Love Story” e “Funk Generation” (2023) e teve experiências nas emissoras de TV: Globo e Record em 2024. Na Globo, fez “Parabólicas”, um projeto de chamadas da programação e na Record, a telenovela “A Rainha da Pérsia”, com direção de Leonardo Miranda, Carlo Milani e Rogério Passos.
Este projeto é realizado com recursos do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 13/2023-SMC – LEI PAULO GUSTAVO FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL.
Serviço
Curso “Corta para” com Daniel Veiga e Filipe Leon
De 8/4 a 28/5, às terças e quartas, das 19h às 21h
Online, via Zoom
Gratuito
Link para as inscrições: https://linktr.ee/ciaheca
Realização Companhia Hecatombe
Foto: Divulgação
ATACAREJO
Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
03/10/2022
Grupo Muffato anuncia quarta loja em Rio Preto
Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
21/05/2020
Objeto de desejo
O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
14/12/2019
Hospital de Base inicia teste pago para o novo coronavírus
Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
04/05/2020
Lojas de conveniência, instaladas no mesmo ambiente de postos, não poderão funcionar durante lockdown
Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
17/03/2021