Economia




Atividade do comércio tem alta de 3,5% no primeiro semestre de 2024, indica Serasa


 

No primeiro semestre de 2024, as vendas no varejo físico do Brasil marcaram crescimento de 3,5%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a alta é significativa e segue uma tendência de crescimento contínuo, já que no ano passado o aumento foi de 4,9%, possivelmente devido à estabilização da economia e ao aumento da confiança do consumidor”. Veja o levantamento desde 2020 no gráfico a seguir:

O economista explica ainda que uma economia mais estável geralmente leva a um aumento no consumo e, consequentemente, nas vendas do comércio. “Além disto, a ampliação do crédito e o aumento do nível de emprego com os rendimentos subindo acima da inflação conferem sustentação à expansão das vendas do varejo”. 

 

Setor de “Combustíveis e Lubrificantes” puxa alta do semestre 

 

Na análise setorial do semestre, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” se destacou apresentando crescimento de 7,6%. “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” veio logo em seguida, com expansão de 5,9%. Apenas o setor de “Material de Construção” teve retração no período, de 0,7%. Confira todos os setores no gráfico abaixo:

 

Variação mensal

De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, junho de 2024 teve alta de 0,1% ante o mês anterior. Nessa análise, o segmento de “Tecidos, Vestuários, Calçados e Assessórios” e “Combustíveis e Lubrificantes” tiveram crescimento de 2,3%, seguidos por “Veículos, Motos e Peças” (1,8%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,5%) e “Material de Construção” (0,1%). O setor de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” foi o único que se manteve estável (0,0%). 

Foto: internet

 




Últimas Notícias sobre Economia

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  2. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo