Rio Preto




Procon pede explicações a convênios médicos sobre recusa de exames


São José do Rio Preto, 04 de outubro de 2021 - O diretor do Procon de Rio Preto, Jean Dornelas, recebeu na manhã desta segunda-feira, 4, representantes dos convênios médicos e seguros de saúde que atuam na cidade e na região. O objetivo do encontro foi discutir levantamento da Associação Paulista de Medicina (APM) no qual 53,3% dos médicos declararam enfrentar algum tipo de restrição às solicitações de exames para os pacientes junto às operadoras de saúde.

Dornelas registrou, já no início da reunião, que o número de reclamações por parte dos pacientes registradas pelo Procon nos últimos doze meses ficou abaixo da média histórica, mas, segundo ele, a vigilância é necessária para que não haja prejuízos aos pacientes/clientes.

“Foi um encontro para entender como se dão as recusas de exames e procedimentos, com base em quais critérios, para que a gente possa fazer o atendimento ao consumidor esclarecendo o que diz a regulamentação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, explicou.

Durante o encontro, os representantes das empresas explicaram que os pacientes e os médicos têm direito a receber justificativa por escrito quando um exame ou procedimento é negado. Além disso, segundo as operadoras, todas as recusas levam em conta a regulamentação imposta pela Anvisa e têm como parâmetro a cobertura prevista no contrato.

Núcleo de soluções
O diretor do Procon propôs ainda a criação de um núcleo de soluções rápida regional para o setor, a exemplo do que já ocorre com as empresas fornecedoras de energia elétrica e do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).

“A intenção é que, em um prazo mais curto, as demandas dos consumidores sejam atendidas mediante acordo entre as partes sem que seja necessária a autuação das empresas”, disse.

Participaram da reunião representantes dos convênios HB, Beneficência Portuguesa, Unimed, Austa Clínicas e São Francisco Saúde.

Foto: Divulgação/Procon Rio Preto




Últimas Notícias sobre Rio Preto

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo