Saúde




Dia Mundial do Rim: Funfarme, Prefeitura e laboratórios organizam campanha de conscientização e realizam mais de 1.500 exames de urina em Rio Preto


São José do Rio Preto, 14 de março de 2022 - O Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março, foi marcado por uma mega campanha de conscientização e realização de exames de urina para o diagnóstico e monitoramento de doenças renais na população em Rio Preto. Mais de 1,5 mil testes foram feitos e cerca de 6 mil pessoas receberam orientações sobre como cuidar melhor da saúde dos rins. As ações foram organizadas pela Funfarme em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologis (SBN), com a Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e com laboratórios.

A campanha foi realizada em mais de 50 locais da cidade, como o Ambulatório Geral de Especialidades do Hospital de Base (HB), UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidades de Pronto Atendimento), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), SAD (Serviço de Assistência Domiciliar), Unimed e nos laboratórios HLab, Laborclin, Ultra-X e Imedi. Ações também foram realizadas em shoppings e supermercados.

O exame realizado na campanha foi o de urina com tira reagente, usada para determinações de parâmetros bioquímicos na urina. Os pacientes que apresentaram alterações no parâmetro de proteínas, foram encaminhados para acompanhamento médico no Ambulatório do HB e para o Centro Médico de Especialidades (CME), da Prefeitura. Durante as ações, foram distribuídos panfletos com dicas e orientações sobre a doença renal crônica.

De acordo com o nefrologista do Hospital de Base, segunda maior instituição em produção SUS (Sistema Único de Saúde) do país, o Dr. Horácio Ramalho, a campanha do Dia Mundial do Rim 2022 foi a mais abrangente em relação aos anos anteriores e por isso as ações realizadas tiveram grande impacto na sociedade. “A campanha deste ano contou com a dedicação de profissionais de diversas áreas da saúde, além de importantes parcerias que contribuíram para que milhares de pessoas pudessem ser avaliadas e tivessem acesso às informações sobre as doenças renais. Esperamos que no ano que vem ela continue sendo esse sucesso”, disse Dr. Horácio Ramalho.

Foto: Funfarme/Divulgação




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Rio Preto terá Festa das Nações de 16 a 18 de junho
Ir ao Topo