O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, voltou a valer como feriado em São José do Rio Preto em 2023, por conta de uma lei estadual.
A Lei 17.746, de setembro deste ano, instituiu oficialmente o Dia Estadual da Consciência Negra, feriado que se aplica a todo o território paulista.
O dia 20 de novembro faz uma alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes quilombolas brasileiros.
O Dia da Consciência Negra, por sua vez, tem o objetivo de provocar reflexões sobre a inserção igualitária do negro na sociedade brasileira, relembrar a luta contra a escravidão e combater o racismo.
A data comemorativa foi oficialmente instituída em 2003 e adotada como feriado em algumas localidades. Além de São Paulo, os Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso consideram o dia 20 de novembro como um feriado.
Novembro Negro
Para marcar o Dia da Consciência Negra e promover debates sobre igualdade racial, a Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), preparou uma intensa programação a ser realizada ao longo do mês, chamada de Novembro Negro. A relação das atividades pode ser conferida clicando aqui.
Foto: SMCS Rio Preto
ATACAREJO
Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
03/10/2022
Grupo Muffato anuncia quarta loja em Rio Preto
Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
21/05/2020
Objeto de desejo
O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
14/12/2019
Hospital de Base inicia teste pago para o novo coronavírus
Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
04/05/2020
Lojas de conveniência, instaladas no mesmo ambiente de postos, não poderão funcionar durante lockdown
Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
17/03/2021