Geral




Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, volta a ser feriado em Rio Preto


O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, voltou a valer como feriado em São José do Rio Preto em 2023, por conta de uma lei estadual. 

A Lei 17.746, de setembro deste ano, instituiu oficialmente o Dia Estadual da Consciência Negra, feriado que se aplica a todo o território paulista.

O dia 20 de novembro faz uma alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes quilombolas brasileiros. 

O Dia da Consciência Negra, por sua vez, tem o objetivo de provocar reflexões sobre a inserção igualitária do negro na sociedade brasileira, relembrar a luta contra a escravidão e combater o racismo. 

A data comemorativa foi oficialmente instituída em 2003 e adotada como feriado em algumas localidades. Além de São Paulo, os Estados de  Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso consideram o dia 20 de novembro como um feriado.

Novembro Negro

Para marcar o Dia da Consciência Negra e promover debates sobre igualdade racial, a Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), preparou uma intensa programação a ser realizada ao longo do mês, chamada de Novembro Negro. A relação das atividades pode ser conferida clicando aqui
 

Foto: SMCS Rio Preto




Últimas Notícias sobre Geral

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo