Saúde




Deputado quer tornar ’teste do coraçãozinho’ obrigatório em todo o País


Diagnosticar precocemente doenças congênitas do coração em recém-nascidos é o objetivo de uma proposta que acaba de ser protocolado na Câmara dos Deputados. O projeto 1918/2022, de autoria do deputado federal, Geninho Zuliani, visa tornar obrigatório em todos os estabelecimentos de saúde, públicos e particulares a Oxiometria de Pulso, também conhecido como 'Teste do Coraçãozinho'.

O exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário e após as primeiras 24 horas de vida da criança, antes da alta hospitalar, e prevê ainda a anotação do resultado  no prontuário médico do recém-nascido a realização do exame, mencionando data e resultado obtido.

"Esse exame é indolor e rápido. Os recém-nascidos passam pela análise da saturação do oxigênio no sangue, se for detectado oxigênio abaixo de 95%, é realizado ecocardiograma para investigar a existência de possível cardiopatia congênita", afirma o deputado federal, Geninho Zuliani.

Por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 130 milhões de crianças nascidas vivas em todo o mundo, possuem algum tipo de cardiopatia congênita. No Brasil, entre oito e 10 crianças são acometidas por doenças do coração.

O projeto segue agora para análise das comissões internas da Câmara dos Deputados.

Foto: FreePik/Banco de imagens




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo