Cultura




Miguilim Mutum tem estreia nacional no Sesc Rio Preto


São José do Rio Preto, 15 de fevereiro de 2022 - Do livro para o teatro e do teatro para o cinema. Foi assim o processo de adaptação do Miguilim Mutum – o filme, uma coprodução da Companhia Azul Celeste e da Filmme Conteúdo com direção de Jorge Vermelho e Linaldo Telles, montagem de Claudio Roberto Santos e no elenco os atores Henrique Nerys e Luis Andrade.

A estreia nacional será no dia 16 de fevereiro, nesta quarta-feira, na Sala Sesc de Cinema, às 20h. Miguilim Mutum - o filme, com duração de 76 minutos, é inspirado no universo de Guimarães Rosa e revela, aos poucos, a trajetória de um menino rumo ao aprendizado. Na tentativa de resgatar sua cachorra Pingo de Ouro, o garoto se lança na estrada e, protegido por São Miguel Arcanjo, vai descobrindo as delícias e as desventuras do crescer e do aprender. Nessa travessia, o menino Miguel, apelidado Miguilim, transforma-se interiormente, descobre sua miopia e se abre ao novo.

Com 33 anos ininterruptos de atividades, reflexão, pesquisa, produção e circulação, voltados aos palcos, este filme marca a estreia da Companhia Azul Celeste no universo da sétima arte.  "Essa nova experiência, investigando a linguagem do cinema, agrega outros valores ao trabalho e à nossa trajetória, criando outras possibilidades expressivas em tempos de pandemia. É empolgante e desafiador mergulhar em outro universo artístico, pois requer um aprimoramento nas técnicas desenvolvidas até aqui e faz com que nossa percepção seja ampliada, bem como uma inevitável mudança do ângulo de visão sobre as coisas", explica o diretor da Azul Celeste, Jorge Vermelho.

O diálogo com esta obra já tinha sido vivenciado em 2018 com uma adaptação para o teatro com fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. Para transverter este projeto para o audiovisual, a Companhia contou com a experiência da Filmme Conteúdo. “Foram 19 horas de captação. Um recorde de tempo que só conseguimos por conta da dedicação extrema de toda a equipe. É sempre muito fácil e prazeroso trabalhar com Jorge Vermelho. Ele vem com a cena pronta, é só rodar e se deleitar com o resultado", destaca Cinthya Whitacker, diretora executiva da produtora.

Linaldo Telles conta que receber o convite para dividir a direção deste projeto foi muito especial, já que Miguilim faz parte de sua vida e tem um lugar especial entre seus livros prediletos.  “O filme é um olhar sobre a vida, muito profundo, são personagens que vivem em um cenário árido e uma realidade complexa. Contar essas histórias nos exige um reconhecimento sobre a humanidade, a natureza humana, porque o mais rico das criações de Guimarães Rosa é exatamente transformar a crueza em imagens poéticas. Essa produção foi um verdadeiro encontro com a nossa essência e nossa espiritualidade”, conta.

A exibição é gratuita com classificação livre e os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência. Após a exibição haverá bate-papo com integrantes da equipe sobre o processo criativo e os bastidores do set de filmagem. Outras informações https://www.sescsp.org.br/programacao/miguilim-mutum-o-filme/. O Sesc Rio Preto fica na avenida Francisco Chagas, 1333.

Este projeto foi contemplado pelo Proac Expresso 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa - Governo de São Paulo.

Inspiração, cenografia, figurino, iluminação e trilha sonora

.  A obra TERRA, do fotógrafo Sebastião Salgado, serviu como suporte de investigação para a concepção da direção de arte.

.  A cenografia, assinada por Jorge Vermelho, retrata o ambiente árido, de terra batida, universo do campo onde mora Miguilim.

.  Os figurinos, de Linaldo Telles, trabalham elementos essenciais para a identificação das personagens. Optou-se pela caracterização por meio de pequenos adereços, que são sobrepostos ao figurino. O visagismo, utilizando argila em todo o corpo dos atores, complementam a ideia de fusão ao espaço.

.  A paisagem sonora foi composta por sons incidentais criados a partir de instrumentos feitos de barro. Na concepção participaram Jorge Vermelho, Linaldo Telles e Raphael Pagliuso Neto.

.  A iluminação, inicialmente criada por Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho, valoriza os tons terrosos e sua concepção elucida a passagem do tempo, revelando as sombras e desenhos provocados pela passagem de luz. Para a adaptação ao cinema, o tempo cronológico foi valorizado, elucidando as diversas paletas contidas no percurso da história.

Para assistir o filme no Sesc Rio Preto, é preciso:

.  É necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto.

.  Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

.  Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).

.  É obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.

Foto: Ricardo Boni/Divulgação




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo