Com preços até 10% menores, modelo atrai cada vez mais a preferência dos brasileiros
São José do Rio Preto, setembro de 2024 – O cenário econômico dos últimos anos tem provocado mudanças significativas nos hábitos de consumo dos brasileiros, especialmente no que diz respeito à compra de alimentos. O atacarejo, modelo que oferece preços mais baixos na compra por volume, antes conhecido apenas por grandes fornecedores, agora faz parte também do cotidiano de quase toda a população.
Segundo pesquisa da NielsenIQ, o setor registrou um aumento de 9% no número de lojas em 2023. O banco BTG Pactual, em relatório recente, também apontou que a penetração do modelo entre os consumidores no país subiu de 62% em 2019 para 73% em 2023.
Combinando características de atacado e varejo, o atacarejo vem crescendo e atraindo cada vez mais novos adeptos, com preços que podem chegar a 10% a menos do que os praticados por super e hipermercados, como resultado de uma operação mais robusta e geralmente nacional.
Hoje, a diferença física entre as lojas é quase imperceptível, já que, para atender à crescente demanda, os atacarejos têm investido em lojas iluminadas e espaçosas, e ampliado o mix de produtos, com seções de padaria, açougue e empório de frios.
Outra virada de chave tem sido a escolha estratégica dos locais para a implantação das novas lojas. “Se anteriormente essas operações se estabeleciam em regiões mais afastadas dos centros, agora elas começam a ocupar pontos mais bem localizados, em áreas de maior densidade urbana, para oferecer maior facilidade de acesso e comodidade aos clientes”, afirma Wesley Totti, Diretor Regional de São Paulo do Assaí, uma das maiores empresas de atacarejo do Brasil.
Reforçando os dados nacionais, nos próximos meses, o Assaí planeja inaugurar duas novas lojas em São José do Rio Preto: uma na Avenida Anísio Haddad e outra na Philadelpho Gouveia Neto, duas vias importantes e bem localizadas na cidade.
“Esse crescimento evidencia a capacidade do setor de se adaptar e prosperar constantemente, oferecendo alternativas acessíveis e eficazes para um público cada vez mais exigente. Hoje, o atacarejo é a escolha preferencial para os brasileiros que buscam otimizar o rendimento do seu dinheiro. Inclusive, segundo a pesquisa da Nielsen, o Assaí está presente em um a cada quatro lares brasileiros e, em breve, São José do Rio Preto contará com uma experiência de compras superior, no atacado e no varejo, com foco em bom atendimento, variedade de produtos e serviços com preços mais baixos”, finaliza Totti.
ATACAREJO
Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
03/10/2022
Grupo Muffato anuncia quarta loja em Rio Preto
Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
21/05/2020
Objeto de desejo
O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
14/12/2019
Hospital de Base inicia teste pago para o novo coronavírus
Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
04/05/2020
Lojas de conveniência, instaladas no mesmo ambiente de postos, não poderão funcionar durante lockdown
Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
17/03/2021