Cultura




Com sete anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha versão para Instagram


São José do Rio Preto, 29 de março de 2021 - Completando sete anos de estrada em 2021, o espetáculo “Longos Anos” volta a ser encenado pelo dramaturgo e diretor teatral Homero Ferreira, da companhia de teatro rio-pretense Hecatombe, em uma temporada virtual até o dia 3 de abril. As sessões são de quinta-feira a sábado, às 20h30, transmitidas ao vivo pelo Instagram.

Além de assinar o texto e a direção, o artista interpreta a protagonista Bete na montagem, que conta a história do reencontro emocionante de duas irmãs afastadas pelos rumos incertos do destino. Inspirada livremente no clássico do cinema “O que terá acontecido a Baby Jane?” (1962), a obra é uma espécie de leitura cênica.

A cada sessão, Homero Ferreira recebe um artista convidado para encarnar Joana, a irmã gêmea de Bete. E, nesse jogo, convidado e público transitam na fronteira entre leitura dramática e encenação.

“Para a temporada online, tive que voltar para o texto e encaixar esse encontro no quadrado da cena virtual. Esse teatro diferente que a gente tem feito no vídeo já consiste em um engenhoso desafio. É, por si só, uma forma de exercitar a escrita, percorrendo as variantes possíveis da dramaturgia, da história que está sendo contada ali na cena por mim e meus convidados”, reflete o artista.

Nas sessões online de “Longos Anos”, ele traz convidados com quem tem contato nas três cidades onde se divide atualmente: Rio de Janeiro (onde cursa mestrado), São Paulo (onde está baseado e mantém parcerias artísticas) e São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde começou sua trajetória artística e está sediada sua companhia de teatro, a Hecatombe.

A temporada online é realizada por meio do Edital ProAC Expresso LAB 36/2020, “Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.

Peça
'Longos anos' conta a história de um reencontro emocionante de duas irmãs afastadas pelos rumos incertos do destino. Para Bete, o retorno de sua irmã gêmea, Joana, tem um significado libertador. Ela se manteve ao lado da avó enquanto Joana trilhava um caminho de vida brilhante. O que Bete mais quer, agora que sua avó se foi e sua irmã voltou, é realizar os planos que fez durante todo o período em que ficou na velha casa de antes e sempre. A outra, por seu turno, quer apenas desfazer os mal-entendidos do tempo e, finalmente, poder dizer o que entende como sua própria verdade. A cada sessão, Homero Ferreira recebe um ator convidado que lê a personagem Joana.

SERVIÇO:
Longos Anos, com Companhia Hecatombe
Temporada online:
 Até 3 de abril, quinta a sábado, 20h30, via Instagram, pelo perfil @homeroeu. Artistas convidados: Raquel Karro (25/3); Soraia Costa (26/3); Fagner Rodrigues (27/3); Tauã Teixeira (1/4); Paulo Merísio (2/4) e Daniel Veiga (3/4). 14 anos. 50 minutos. Gratuito.




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo